Missão inédita leva estudantes do IPA ao Pantanal

BonitoPantanal2Estudantes e professores nos pontos turísticos de Bonito e Miranda. Foto: IPA/Divulgação

A tradição do Centro Universitário Metodista – IPA de proporcionar vivências aos alunos e alunas da graduação nas mais diversas áreas do conhecimento tem sido um importante diferencial na formação profissional. De 13 a 17 de outubro, um grupo composto por 14 acadêmicos dos cursos de Turismo e Ciências Biológicas esteve no Mato Grosso do Sul, com a supervisão docente dos respectivos coordenadores Guilherme Bridi e Paulo Prates. Foi a primeira vez que os cursos realizam uma missão em parceria.

Os locais visitados foram Bonito e a parte do Pantanal localizada na cidade de Miranda. A finalidade foi proporcionar aos estudantes relacionar conhecimentos teóricos prévios com a prática no local, oportunizando a construção de novas aprendizagens.

No âmbito da Biologia, o contato com a flora exuberante, fauna de enorme biodiversidade, biomas variados e suas formações rochosas, intensificaram a capacidade de compreensão dos conteúdos do curso. Para Paulo Prates, a atividade foi extremamente válida, pois o Pantanal é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, desempenhando papel importante na conservação da diversidade de espécies locais e migratórias.

Para a aluna Brenda Teixeira, as atividades acerca da preservação e conscientização ecológica foram inspiradoras, assim como o contato com a cultura pantaneira. “Desta atividade, resultam os sentimentos de realização, entusiasmo e motivação para continuar as atividades acadêmicas”, destaca.

Na perspectiva do curso de Turismo, a possibilidade de conhecer uma cadeia produtiva que convive com o desafio permanente da preservação ambiental é o aspecto a destacar, conforme o coordenador Guilherme Bridi.

A aluna Iassanã Dias relata as atividades realizadas: “Bonito é um lugar maravilhoso, onde visitamos grutas, tomamos banho no Rio Formoso, fizemos trilha, rafting, flutuação e tirolesa, observamos animais, tanto no aquário da cidade, como no safári que realizamos na Fazenda São Francisco, além do passeio de barco”.

Segundo Bridi, a parceria deu certo e tende a crescer. “Pretendemos realizar uma missão internacional em 2017. O objetivo é irmos à África do Sul”, revela.

BonitoPantanal3

Foto: IPA/Divulgação