Publicidade e Propaganda

Planejamento de mídia online é tema de palestra para alunos de PP

MG 3564Foto de Daiana Berto

A gerente de performance online da Goya BPD e Agência Escala, Bárbara Ferrer palestrou para os alunos do curso de Publicidade e Propaganda. Ela apresentou um perfil atualizado dos usuários da Internet no Brasil. São 120 milhões de pessoas com acesso, sendo 28% pertence às classes D e E. Também, fez um panorama do mercado digital, que teve um aumento de 12% de investimento em 2016.

Bárbara abordou a transformação do mercado e como se realiza o planejamento de mídia de maneira muito focada em diversos segmentos de clientes. Diferente de alguns anos atrás, os usuários não querem mais campanhas massificadas, logo, precisa-se explorar o perfil psicográfico do público alvo.

Hoje, a mídia e o conteúdo estão muito ligados, destaca ela. Um bom conteúdo ‘conversa’ com o público, despertando o interesse. Ela explica que, durante o planejamento, busca-se a criação de um conteúdo que tenha relevância na vida das pessoas, que atinja o público-alvo; e, um monitoramento constante desse trabalho.

Na sequência, Bárbara indicou algumas alternativas de como impactar o público, tais como: Links Patrocinados, Remarketing, Mídia Geolocal, Redes Sociais, App Install, Comparadores, Campanha de Leads, Views, Campanha de Seguidores, Display e Digital Influencers. Nesses ambientes, a marca se beneficia da audiência do influenciador para sensibilizar o público. Exemplo disso são os Youtubers que possuem a confiança dos fãs ao falarem bem de um produto. Os espectadores acreditam em uma opinião que parece uma “dica de amigo”, pondera ela.

MG 3548Foto de Daiana Berto