Parceria entre CIEE-RS e curso de Jornalismo completa um ano

{youtube}

.be{/youtube}

O curso de Jornalismo recepcionou os alunos do Projeto Cidadania e Talento.com, programa vinculado ao CIEE-RS. Esta foi a quarta turma que visitou a instituição em 2016. A parceria entre o IPA e o CIEE está completando um ano. A Equipe Multiverso recebeu e auxiliou os alunos envolvidos nas atividades previstas no módulo Comunicação Eficaz. Foi mais uma tarde de descobertas, aprendizado e diversão.

A ênfase do trabalho está em mostrar para os jovens do projeto que eles tem o poder da comunicação em suas mãos. Foram propostas oficinas de áudio, vídeo e fotografia. Durante o período, as atividades foram supervisionadas e guiadas pela Prof. Dra. Valéria Deluca e pelos técnicos, estagiários e monitores da Equipe Multiverso. Além disso, a parceria oferece aos alunos a oportunidade de visitar e conhecer o campus de uma universidade, novidade para muitos dos participantes.

No pátio do Campus Central IPA, os alunos receberam câmeras de vídeo e fotografia e tinham o espaço livre para registrar o que estivesse no seu interesse. Com algumas sugestões da Profa. Valéria, os jovens experimentaram ângulos e enquadramentos diferentes para explorarem ao máximo a capacidade dos equipamentos. No Laboratório do Áudio, os alunos realizaram debates sobre assuntos variados e polêmicos, experimentando o estúdio e o microfone. No Laboratório de TV, os participantes deixaram a vergonha de lado e contaram o que esperam para 2017.

Uma equipe Multi para atividades multi

Como as atividades eram espalhadas pelo campus, a equipe se dividiu para auxiliar ao máximo. Giulian Cavalli, aluno do curso de Jornalismo, com o apoio técnico de Flavio Valiatti, ficou encarregado de mediar os debates no Laboratório de Áudio. Educação sexual, política e preconceito foram alguns dos assuntos propostos pelos próprios participantes do projeto. “O pessoal é muito engajado, não tem medo de sair da zona de conforto para debater e encontrar soluções para o que pensam estar errado”, diz Giulian.

Michelle Rosa, aluna de Publicidade e Propaganda e monitora no Multiverso, ficou encarregada de ajudar os alunos que estavam com as câmeras no campus, juntamente com a prof. Valéria e Luigi Bitencourt, acadêmico de Jornalismo e monitor no Multiverso. “Eles se saíram muito bem. Estavam interessados em aprender sobre a área e ver se era aquilo que queriam fazer no futuro”, aponta Michelle.

Vinícius Carvalho, técnico do Laboratório de TV, comenta que a importância do projeto é fazer com que os alunos tenham este contato com a prática da Comunicação. “O IPA serve como uma porta de entrada para os participantes que nem sempre têm a oportunidade de conhecer uma universidade”, complementa Vinicius.

Esta foi a última turma do CIEE a visitar o IPA neste ano. Desde o primeiro semestre de 2016, as turmas do programa visitaram o campus em quatro meses diferentes, abril, junho, setembro e novembro. A Profa. Dra. Valéria Deluca acredita que esta é uma iniciativa muito importante, tanto para os alunos dos cursos de Comunicação como para os participantes do projeto. “Temos uma imensa alegria em receber estes jovens e ver os olhos brilhando a cada atividade proposta. Sabemos da importância do projeto na vida de cada um destes meninos e meninas. Ficamos muito orgulhosos de fazer parte do projeto, que é uma oportunidade para melhorar o futuro dessa gurizada. Esperamos novas turmas no ano que vem!”.

IMG 8401Foto de Régis Navarro