Jornalismo

Alunos de Fotojornalismo visitam a redação do Correio do Povo

IMG 8129Editor chefe de fotografia, Ricardo Giusti, recebe os alunos do IPA. Foto de Alex Ramirez

Durante as atividades da disciplina de Fotojornalismo, ministrada pelo Prof. Me. Alex Ramirez, os alunos visitaram a redação do Correio do Povo. A turma foi recebida e orientada pelo Editor Chefe de Fotografia, Ricardo Giusti. Na visita, os acadêmicos conheceram o funcionamento da redação e do setor de fotografia.

A turma visitou as dependências do jornal, conhecendo a redação, o setor de edição e tratamento de fotos, a seção de fotografia e o arquivo de negativos de fotos do Jornal. Em cada seção visitada, o processo de funcionamento era explicado. Os alunos tiraram dúvidas técnicas e dos processos que estavam sendo executados. Depois, Ricardo comentou, durante um bate-papo, sobre a realidade do profissional de fotojornalismo. Explicou as mudanças que o mercado sofreu no decorrer dos anos, além de contar um pouco de sua vivência e experiência no ramo.

João Ricardo Testa de Giusti, de Porto Alegre, estudou no Colégio Marista Rosário e é formado em Jornalismo pela Famecos/PUC. Filho do jornalista Benito Giusti, trabalha há 34 anos na Prefeitura Municipal de Porto Alegre como fotógrafo e há 30 anos no Correio do Povo. Há sete anos, é o editor de fotografia. Apaixonado pelo fotojornalismo, principalmente futebol, sente a fotografia como um dom. “O olhar especial diferencia o fotojornalista do colega canetinha”, brinca. “Atenção é tudo na fotografia jornalística. O que passou não se recupera mais”, declara Giusti. O fotógrafo complementa dizendo que o fotojornalista deve estar sempre bem informado. Ricardo tem quatro prêmios ARI, um em Direitos Humanos e dois como fotógrafo do ano, 2008 e 2015 da revista Press. Cobriu eventos como o Mundial de Clubes, Libertadores da América, shows internacionais, posses de governadores, motins e foi fotógrafo do colunista social Eduardo Conill por 10 anos.

O professor Alex Ramirez explica a importância deste momento para os alunos. “É indispensável conhecer uma redação e seu dia a dia, ver e entender os processos e a dinâmica de como circula uma imagem dentro dela, desde a decisão de pauta até a sua veiculação”, comenta. “Foi uma oportunidade muito boa. Entender como é o ambiente em redação. Estar dentro do veículo é gostoso demais, porque tu consegue perceber o que te espera. Para mim, que pretendo ficar com a fotografia, foi importante entender como é a rotina e como é o processo da imagem dentro da redação”, comenta o aluno de Jornalismo, Christian Oliveira.

Fotos de Alex Ramirez