Publicidade e Propaganda

Neurociência é tema de palestra

Roberto Nonohay

A convite da Profª. Me. Nancy Vianna, os alunos da disciplina de Comportamento do Consumidor receberam o Prof. Me. Roberto Guedes de Nonohay, para uma palestra sobre Neurociência Aplicada ao Comportamento do Consumidor. Participaram acadêmicos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Administração.

"É possível entrar na mente do consumidor e descobrir seus principais desejos e necessidades? Podemos fazer com que um cliente compre nossos produtos antes mesmo que ele se dê conta?", indagou Roberto no início das atividades.

Para responder estas questões, o palestrante apresentou as principais técnicas e ferramentas da neurociência voltadas ao entendimento do comportamento do consumidor. Um teste prático foi realizado com o Eye Tracking, equipamento usado para rastrear o comportamento dos olhos do consumidor de acordo com estímulos e ambientes aos quais se expõem. O aparelho emite um raio infravermelho direto aos olhos do usuário, o que provoca um reflexo captado por um sensor que traduz os movimentos do olhar. Com as informações coletadas, um programa de computador mapeia o comportamento do olhar do usuário.

Com a possibilidade de estudar o comportamento dos olhos, é possível testar websites e a eficácia do layout. É possível, ainda, estudar como distribuir melhor os elementos do site na tela para uma forma otimizada de alcançar os objetivos do site. Outra possibilidade com os resultados em mãos é a de analisar o que chama a atenção dos olhos do usuário.

Graduado em Administração de Empresas pela PUCRS e Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS, Roberto Guedes é doutorando em Psicologia na UFRGS e membro do Laboratório de Biossinais Cognitivos (BioSig). Sua principal linha de pesquisa estuda os correlatos psicofisiológicos do processo de tomada de decisão individual e em grupo, em contextos com alto grau de risco, incerteza e complexidade. Ele foi membro do Research Center for Group Dynamics na University of Michigan, Ann Arbor, EUA e da Cognitive Science Society. É professor universitário e consultor com atuação em diversas empresas de grande porte, como Gerdau, Dell Computadores, Grupo RBS e Ernst & Young.