Welcome Home dá boas-vindas aos alunos de Comunicação

alunos professoresFoto: Daiana Berto

O Welcome Home marcou o retorno dos discentes e docentes dos cursos de Comunicação às aulas e o início da trajetória acadêmica dos calouros. A cerimônia relembrou os bons momentos do segundo semestre de 2016 e trouxe as novidades sobre o que vem por aí no decorrer de 2017.

A coordenadora do cursos de Publicidade e Propaganda, Profa. Ms. Nancy Vianna e o coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Berti, relembraram as principais atividades e acontecimentos do semestre anterior. O destaque foi a participação dos voluntários na cobertura de eventos esportivos, como o Super Bowl e o RS CUP Tennis World Tour. Nancy deu os parabéns aos alunos da disciplina de Comportamento do Consumidor, que realizaram a pesquisa do evento. “Os alunos participaram efetivamente realizando uma pesquisa interessante e que vai ser publicada no portal do Multiverso”, disse.

fabioFoto: Daiana Berto

Também foi recordada a parceria entre o Centro Universitário Metodista IPA e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) no programa Cidadania e Talento.com, que realiza oficinas profissionalizantes para estudantes do Ensino Médio. “Até o momento, quase mil estudantes frequentaram o IPA buscando uma melhor qualificação para o mercado de trabalho”, frisou Fabio.

Na sequência, o sucesso do Seminário de Comunicação Integrada foi lembrado. O evento teve mostra audiovisual, workshops, palestras, apresentações científicas e o painel sobre comunicação de plataforma digitais. “A programação científica vai recriar o portfólio dos alunos. E para aqueles que buscam uma carreira acadêmica, aqui está um bom embrião para o futuro de vocês”, afirma Fabio. Em 2017, o planejamento e a organização do evento vai ficar a cargo dos alunos da disciplina de Gestão da Comunicação, ministrada pela Profª. Drª. Valéria Deluca.

maristelaFoto: Daiana Berto

Outro destaque foi o chamamento feito pela Profa. Ms. Maristela Franco. Ela convidou os alunos para participarem das atividades do Multiverso na modalidade ‘estágio em regime de horas complementares’. Os interessados devem fazer a inscrição preenchendo o formulário disponível no Multiverso até o dia 17 de março.

valeriaFoto: Daiana Berto

Dando seguimento ao evento, a Profa. Valéria apresentou a Revista Fólio, que reúne artigos científicos nas áreas de Comunicação e Turismo. A publicação, veiculada no final do ano passado, teve como tema “Turismo em Tempos de Crise”. A edição divulgou os artigos do Seminário Internacional de Turismo e os resumos apresentados no Seminário de Comunicação Integrada. A professora, que conta com a parceria da Profa. Dra. Claudia Tacques na organização da revista, convidou professores e alunos a produzirem artigos para a revista. “Nós sabemos como é importante para o currículo ter este tipo de trabalho publicado”, relata. A próxima edição está prevista para o início de abril. Logo, vai estar disponível a chamada para a produção de uma nova edição.

nancyFoto: Daiana Berto

Ainda durante o Welcome Home, foram divulgados os cursos de pós-graduação oferecidos pelo IPA, na área da Comunicação. Os professores Nancy e Fabio apresentaram brevemente os cursos de Comunicação Estratégica, MBA em Marketing e o curso de Gestão Estratégica em Megaeventos: Captação e Comunicação. As inscrições estão abertas até o início de maio. Informações pelo site: http://ipametodista.edu.br/pos-graduacao/lato-sensu/cursos .

No encerramento do Welcome Home, os coordenadores anunciaram duas importantes parcerias para os cursos de Comunicação: a Agência Cadastra, especializada em marketing digital e a Coletiva.net, portal especializado em conteúdo voltado para a área da Comunicação. Sobre as parcerias, Fabio Berti ressaltou que o público de relacionamento do Coletiva é altamente qualificado e os conhecimentos nele concentrados circulam junto à comunidade do IPA. Destacou, também, que “os grandes sujeitos do mercado de trabalho do Jornalismo e da Publicidade estarão aqui conosco, compartilhando experiências e informações com os futuros profissionais”.

marciaFoto: Daiana Berto

A empresária e egressa do curso de Jornalismo, Márcia Christofoli, proprietária da empresa falou de sua experiência profissional e destacou como é prazeroso publicar um conteúdo em primeira mão. Mas, salientou que mais importante é trabalhar com seriedade e qualidade, evitando a irresponsabilidade de publicar uma informação que não foi confirmada por uma fonte oficial. Márcia recordou, ainda, os tempos que era aluna do IPA, a saudade que sente e dos ensinamentos na área de empreendedorismo na comunicação, fundamentais para alcançar os objetivos traçados para sua carreira.