Alunos visitam a redação de Zero Hora

• IMG

Os 22 estudantes da disciplina de Produção e Planejamento Gráfico e Editorial I, ministrada pela professora Letícia Carlan, saíram da sala de aula e foram ter uma aula em um lugar diferente: a redação da Zero Hora. Na sala de reuniões do jornal, onde são definidas as pautas diariamente pela equipe do jornal, Márcio Câmara, editor de diagramação, desde 1974 na redação de ZH, conversou com a turma.

Márcio explicou como foi desenvolvido o projeto gráfico atual de Zero Hora, lançado no aniversário de 50 anos do jornal. O trabalho realizado em equipe seguiu uma ideia de se aproximar mais da web. "Nós estamos em constante mudança. Desde que este projeto foi lançado, ele já foi modificado em diversos aspectos. Em função, por exemplo, do retorno que fomos tendo dos leitores", explica. Essas modificações, segundo ele, são o que fazem com que o jornal esteja em constante evolução: "enquanto jornais no mundo e no Brasil terminam com suas edições impressas e passam a operar somente no online, a Zero Hora tem tido um aumento no número de assinaturas do impresso. Acredito que isso se deve por essa nossa inquietude”.

O editor esclareceu, ainda, a importância do trabalho conjunto entre o repórter ou editor e o diagramador. "É preciso que o autor do texto traga bons elementos para quem vai diagramar a página: uma foto de um ângulo diferente, uma ideia para uma arte. Para isso, é preciso que o repórter, na hora de fazer a apuração da matéria, tenha um olhar diferenciado sobre a realidade. Elementos e informações sobre o assunto ajudam no nosso trabalho. Assim, conseguimos uma página bem resolvida graficamente", conclui.

Além de explicar aspectos gráficos aos estudantes, Márcio também contribuiu com dicas importantes: "para o jornalista é necessário ter uma capacidade de reação muito grande. Quando acontecem fatos novos ou grandes tragédias, por exemplo, o jornal precisa rapidamente montar equipes especiais para desenvolver um trabalho diferenciado e em pouco tempo".

Após a conversa, Márcio levou a turma por um passeio por todas as áreas da redação. E, para fechar com chave de ouro, os estudantes acompanharam Márcio terminando de diagramar a capa do jornal desta sexta-feira.

capazh

Para o aluno Márcio Chaves Nunes, a visita na redação de Zero Hora foi importante. "A visita acrescentou e vai acrescentar muito durante o curso. A diagramação, todo o planejamento e a organização da redação é diferente. O ambiente todo em si chama a atenção. A experiência foi muito boa para todos os alunos, não só para mim. Acredito que essa visita foi bem marcante. A diagramação em si, que foi tratada mais profundamente, veio evoluindo ao longo dos anos. Descobrimos o quão difícil foi tratar e evoluir o design gráfico do jornal”, explica o estudante.