Bate-papo

IPA realiza bate-papo com alunos do Ensino Médio

A época de transição do colégio para Ensino Superior costuma trazer para os jovens, dúvidas não apenas sobre qual carreira seguir, como, também, sobre quais decisões tomar no decorrer da vida adulta. A fim de auxiliar os alunos do Colégio Batista para essa etapa de preparação, os palestrantes do Centro Universitário Metodista IPA, Prof. Dr. Fabio Berti e o Prof. Me. Guilherme Bridi, realizaram um bate-papo bem descontraído, trazendo informações sobre tecnologia e o mercado.

A palestra começou com os professores relembrando ‘antigos’ artefatos tecnológicos, como o aparelho de música Walkman e o rolo de filme fotográfico e os comparando com a tecnologia atual e sua rápida evolução. “O impacto tecnológico na sociedade é gigantesco e não seria diferente no mercado de trabalho”, disse Fabio. Ele também ressaltou que o profissional de hoje – para não perder o emprego para uma máquina – necessita estar sempre estudando e buscando novas maneiras de se aperfeiçoar. “Se estivermos bem preparados, nada substituirá a mão humana e a mente humana”, acrescentou.

O Prof. Guilherme exemplificou sobre empresas que se beneficiam do uso da tecnologia – em especial, os aplicativos de celular – sem precisar lidar com o produto do negócio. “A empregabilidade da geração de vocês, em termos de percentual, vai estar envolvida com a tecnologia”, informou. Ele esclareceu que os aplicativos também vão sofrer mudanças e que não há como saber como o mercado vai ser daqui a quatro ou cinco anos. “Então, aproveitem desde agora e se preparem para essas mudanças”, concluiu. Guilherme salientou a importância da coletividade e a busca de não ser apenas um profissional melhor, mas também, um cidadão melhor. “Isso é algo que começa ainda nos trabalhos em grupo da escola, exercer essa união, pois é mais difícil do que parece e é mais necessário do que se imagina”, disse.

A Orientadora Educacional do Colégio Batista, Cristiane Fontoura, explica a importância de se utilizar das redes sociais de maneira consciente. “Uma das ferramentas de uma empresa na hora da contratação é traçar um perfil do candidato, comparando o que ele apresentou na entrevista com o perfil online dele”, afirmou.

Rádio IPA ao vivo