·

·

· · ·

Web

Facebook lança sistema para detectar notícias falsas

face falsa

Preocupado com crescente número de notícias falsas que cada vez mais consomem a internet, Adam Moserry, vice-presidente do Feed de notícias do Facebook, anunciou o lançamento de um filtro contra informações falsas e boatos na rede social.

O sistema, que foi implantado na Alemanha e vai ser lançado em 14 países incluindo o Brasil, conta com uma equipe humana que vai analisar a fundo a veracidade de cada informação. Adam afirma que as contas que estiverem veiculando notícias falsas serão automaticamente excluídas do Facebook. “Queremos que a informação compartilhada seja verdadeira e séria”.

Com mais de 1,7 bilhões de usuários pelo mundo, hoje, o Facebook é uma das plataformas mais usadas para divulgação de informações e notícias.  Mas, as Fake News, disfarçadas com linguagem alarmante e sem investigação jornalísticas estão tomando conta das redes sociais e causando situações constrangedoras e até gerando problemas de cunho legal, principalmente quando envolvem grandes organizações, personalidades e até mesmo políticos.

Para especialistas, essa nova ferramenta atende uma demanda da sociedade. É um equívoco pensar que a rapidez das informações é mais importante do que se avaliar se esta é verdadeira o não. Letícia Carlan, doutoranda em Comunicação Social, pela PUCRS na área de Webjornalismo, entende que o Facebook precisa se posicionar em relação a isso, porque muitas pessoas se informam pela timeline de rede social do que por sites de notícias ou meios de comunicação tradicionais. Em relação aos veículos de informações, Letícia acredita que “essa iniciativa vai ser excelente para os veículos que se propõe a fazer jornalismo sério e de qualidade”.

Outra iniciativa do Facebook é criar uma ferramenta contra a pornô vingança. O sistema identifica fotografias íntimas compartilhadas no Facebook sem permissão. A partir da tecnologia de correspondência de fotos (photo-matching), o conteúdo é bloqueado e os usuários ficam impedidos de fazer cópias da imagem original e compartilhá-las, novamente, na plataforma.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

Rádio IPA ao vivo

· · ·