Zero Hora

Alunos de Jornalismo participam do Em Pauta ZH

zh 03Foto de Léo Nuñez

Os alunos da disciplina de Redação Jornalística I participaram do evento Em Pauta ZH. Acompanhados do Prof. Ms. Léo Nuñez, eles tiveram a oportunidade de conhecer a jornalista Mônica Bergamo. Em uma palestra descontraída, sem apresentações de slides e apostando no diálogo com a plateia, ela trouxe relatos das experiências pelo Brasil, esclarecendo as dúvidas dos espectadores acerca da trajetória profissional, das coberturas sobre escândalos políticos e massacres, além de informações a respeito das fontes.

Ao longo de mais de 10 anos no Jornalismo, a colunista do jornal Folha de S. Paulo e da BandNews FM, viajou por praticamente todos os estados brasileiros. Ela realizou muitas coberturas políticas e também cobriu diversos massacres, como por exemplo Corumbiara e Carandiru, na década de 90.

Mônica coordena uma equipe (três repórteres e uma secretária) na qual as funções são divididas. Uma parte se dedica a assuntos relacionados à cidade e a outra atende pautas que envolvem artistas e celebridades. Ela, que realizou entrevistas com vários famosos, como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, entre outros, atualmente realiza coberturas com enfoque na política institucional.

A respeito das fontes, Mônica conta que conheceu muitas pessoas ao longo da trajetória profissional como repórter e, atualmente, muitas delas estão em posições de comando, facilitando a coleta de informações. A jornalista declarou também que perdeu fontes importantes de informações após a publicação de notícias polêmicas sobre as mesmas, porém, demonstra tranquilidade quanto a isso. "Perdi uma fonte maravilhosa, mas sobrevivi sem ela", explica Mônica.

A colunista demonstra uma paixão pela profissão em que atua. Quando questionada sobre o jornalismo, afirmou que se pudesse voltar no tempo e repensar sobre a vida profissional, ela ainda assim escolheria ser jornalista.

O aluno João Fernando Júnior ficou entusiasmado com as histórias de Mônica. “Adorei a palestra. É sempre bom ouvir experiências de pessoas que vivenciaram quase tudo no meio jornalístico. Gostei muito sobre o que ela falou a respeito das suas fontes, evidenciando sua credibilidade como jornalista. Experiência única”, relata ele.

Wesley Fávero, também acadêmico do curso de Jornalismo, destacou que escutá-la foi uma oportunidade especial. “Saber como acontece o dia-a-dia e a relação com as fontes de uma das jornalistas mais renomadas do país é uma aula”. Silvana Alves vibrou coma oportunidade. “Achei uma experiência maravilhosa! Como estudante, acrescentou muito, porque tive a oportunidade de fazer muitos links com o conteúdo das aulas e com os termos usados. Nosso curso está muito atualizado. Além disso, tivemos a oportunidade de ver uma das jornalistas mais conceituadas do país, falando do jeito bem simples e emocionante sobre a nossa profissão”.

A palestra foi conduzida pela Rosane de Oliveira, jornalista e colunista de política do jornal Zero Hora. Muitas das perguntas dirigidas à Mônica foram feitas por ela, visto que ambas possuem conhecimento e atuam em assuntos relacionados à política.

zh 01Foto de Gabriel Rossi