Publicidade e Propaganda

Egressos retornam ao IPA pra comemorar resultados do ENADE

18052017 IMG 0937Foto de Ramiro Gasañol

A convite da Prof. Me. Nancy Vianna, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professores e os alunos que participaram do ENADE em 2015 se reuniram para conversar sobre a prova. Foi um momento de avaliar a preparação, a realização e os resultados obtidos. Nancy destaca que o Happy Hour serviu como uma “ótima desculpa” para rever os egressos e saborear o cachorro quente do Rosário.

O encontro começou com a apresentação dos resultados do desempenho dos alunos de Publicidade e Propaganda na avaliação. De acordo com os dados demonstrados, o resultado final ficou muito próximo da nota quatro, o que deixou o curso colocado entre os cem melhores do país.

Depois dos resultados, a professora abriu espaço para que os alunos que realizaram a prova pudessem falar sobre o que acharam do processo. Eles destacaram o trabalho de preparação por parte dos professores, o que contribuiu para uma melhor e real percepção da importância de buscar um bom resultado e o quanto a nota ENADE valorizaria o diploma de cada um. Durante a conversa, os egressos lembraram de momentos da preparação e do dia da prova. Todos reforçaram a ideia de que o resultado positivo foi fruto de um trabalho em equipe, não só de um ou de outro aluno.

Os professores tiveram espaço para se manifestar sobre a avaliação. Estavam presentes a Prof. Me. Maristela Franco; o Prof. Me. Gustavo Menegetthi; o coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Ramos Berti; e o coordenador do curso de Turismo, Prof. Dr. Guilherme Bridi. Todos pontuaram a necessidade do engajamento dos alunos em processos como o ENADE e a importância na caminhada acadêmica de cada um dos egressos. A equipe Multiverso, que colaborou na preparação do ENADE, também participou do evento.

18052017 IMG 0913Foto de Alessandro Davila

A egressa Caroline Lara, agora mestranda, comenta que é sempre bom retornar à casa que a formou. Ela diz que esse espaço para feedback é positivo e reforça a ideia de valorizar o diploma que carrega consigo. “É o reconhecimento não só do trabalho individual, mas do trabalho feito por toda a equipe de professores e funcionários envolvidos no processo”, pondera Caroline.

A Prof. Me. Nancy Vianna reflete sobre a caminhada para chegar à prova. “O trabalho realizado para o exame não é uma preparação somente para esse momento, mas é algo que desenvolvemos no decorrer do curso. Os docentes utilizam questões estilo ENADE nas avaliações, discutem temas atuais e aliam às teorias da comunicação. As disciplinas práticas também exigem defesas teóricas, são solicitadas resenhas, leituras atuais, artigos, entre outros. Essas abordagens certamente contribuíram no crescimento de 25% em relação à prova anterior”. Nancy, ao final do encontro, parabenizou todos envolvidos e diz ter certeza que estão no caminho certo para que essa evolução continue.

Os números do curso de Publicidade e Propaganda no ENADE

• 355 Faculdades no Brasil: 96º LUGAR
  • 20 Faculdades RS: 10º LUGAR
  • 8 Faculdades da Região: 4º LUGAR