Publicidade e Propaganda

Egressa da PP palestra sobre Planejamento de Mídia Online

midia 02Foto de Maristela Franco

Os alunos da disciplina Mídia Online, do curso de Publicidade e Propaganda, juntamente com a Profa. Ms. Maristela Franco, receberam a visita da egressa Deise da Luz. Ela palestrou sobre planejamento de mídia online. A ex-aluna trabalha há quatro anos com Marketing Digital e atualmente, é mestranda em Design Estratégico, na Unisinos, onde ministra diversos curso na área.

Deise iniciou o encontro falando sobre a importância do planejamento na área digital e usou como exemplo o case de vendas de um produto ou serviço, onde “tudo começa com a definição da persona”, ou seja, “o perfil do público alvo da marca”. Ela acrescentou que é comum usar o mapa de empatia para construir essa persona, com o objetivo de ajudar a escrever um perfil específico de cliente. Ainda sobre o planejamento, abordou a estratégia de Inbound Marketing, quando o cliente procura a empresa e não o contrário.

mdia 01Foto de Maristela Franco

A publicitária falou sobre A Chave Mestra, um dos exemplos de clientes que utilizaram o Escape Game, com uma proposta inovadora para divulgação da marca ou do produto como parte da experiência. Lembrou as empresas de e-commerce, que utilizam como principal estratégia o Google Adwords, que funciona com a busca de palavras-chave através de um leilão, onde o custo por clique é o mais indicado.

Deise apresentou o conceito mobile first.  A ideia é primeiramente pensar na cultura do mobile para depois levar para o desktop. Ressaltou que o Google adaptou sua home para o mobile, por isso mudou a forma de anúncio, passando para as primeiras posições da consulta e tirando a mídia do lado direito da tela. Salientou, ainda, o uso da Rede de Display, em que os anúncios estão em formato de banners que aparecem na rede de parceiros do Google.

Ela mencionou os anúncios das redes sociais, como Facebook e Twitter. Explicou o que são publicações pagas que impulsionam os posts. “Tudo é uma questão de estratégia, pois, para cada objetivo existe um tipo de anúncio para ganhar curtidas, anúncios para virar fan, aplicativos, jogos, entre outros”. Sobre o LinkedIn, Deise Luz ressaltou que é uma mídia direcionada com um custo um pouco mais elevado, devido o volume de informações de mercado. Ao finalizar, lembrou os anúncios no Instagram, que como rede social funciona muito bem para o produto, além de oferecer fotos, imagens e carrossel.