Alunos de Empreendedorismo organizam Feira de Negócios

IMG 8223Foto de Daiana Berto

Os alunos da disciplina de Empreendedorismo, com supervisão do Prof. Me. Carlos Lencini, realizaram a Feira de Negócios. A comunidade acadêmica conferiu os projetos desenvolvidos no decorrer do semestre.

Os grupos desenvolveram planos de negócio e tinham como desafio tirá-los do papel. Segundo o professor Lencini, é o momento em que a prática e a teoria são alinhadas e os alunos passam a entender e fixar os conceitos vistos em aula. Ele destaca, também, que é fundamental a consolidação do empreendedorismo junto aos acadêmicos, independente do segmento de mercado que irão atuar. “É preciso mais do que ter conhecimento. É necessário desenvolver o empreendedorismo na prática. Não é só ter a ideia, mas estudá-la, ver a viabilidade e torná-la possível”, complementa o professor.

IMG 8207Foto de Daiana Berto

“O empreendedorismo é muito presente no curso de Administração”, comenta a professora Lourdinha, coordenadora do curso no IPA. Ela ressalta que o conceito de empreender é algo que acompanha os alunos do início ao fim do curso. Salienta que a disciplina tem alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Música, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Destaca que esta multiplicidade é salutar e necessária.

IMG 8264Foto de Daiana Berto

Para os alunos, esse momento é importante para ter a vivência de como é colocar um projeto em prática, acionar contatos, distribuidores e produtos. Murilo Klipppel de Oliveira, aluno do curso de Administração, aponta que ficar apenas em sala de aula faz com que os alunos fiquem presos somente à teoria. “A prática a gente só vê no dia-a-dia, fora da sala de aula, fazendo acontecer”, comenta Murilo. A aluna do curso de Jornalismo, Ane Oliveira, diz que o primeiro momento foi de estranheza, por lidar com um campo “inexplorado”. Mas, ficou entusiasmada com o resultado final. “Foi surpreendente. Consegui usar conceitos aprendidos em Empreendedorismo e articulá-los com o conteúdo de Administração de Marketing, que cursei há semestres atrás”, completa Ane.

IMG 8275Foto de Daiana Berto

Estava presente na Feira de Negócios, também, a egressa do curso de Administração, Samia Moraes, assistente técnica do SEBRAE. Ela reforça a importância de um momento como esse, onde a prática se torna uma forma de consolidar a teoria vista em aula. Ela comenta que projetos semelhantes ao da disciplina de Empreendedorismo dão uma significância extra à formação, ajudando os alunos a entenderem o que deve ser feito assim que o curso termina. “É um grande momento para todos. Parte de cada um saber como aproveitar”, declara Samia. A egressa vê com bons olhos o retorno ao campus. “O IPA entrou na minha vida em um momento turbulento. Quando concluí o curso lembrei de todo esse período complicado e de como a instituição participou do meu recomeço nos estudos e de recolocação profissional. O sentimento de retorno é muito bom”, relembra.

Rádio IPA ao vivo