Curso de Jornalismo recebe mais uma turma do Programa Cidadania e Talento.com

MG 5204Foto de Daiana Berto

Os alunos do Programa Cidadania e Talento.com, desenvolvido pelo CIEE-RS participaram de oficinas de áudio, vídeo e foto, nos laboratórios dos cursos de Comunicação do IPA.  As atividades fazem parte do módulo Comunicação Eficaz, que integra a grade de conteúdos desenvolvidos pelo programa, que tem por objetivo capacitar jovens para o mercado de trabalho.

A coordenadora do Multiverso Prof.ª Drª. Valéria Deluca, deu as boas-vindas aos jovens e os conduziu até o Laboratório de Rádio para um bate-papo sobre a importância da comunicação e do exercício da cidadania. “Todos nós temos poderes para mudar as coisas. Tendo consciência daquilo somos, faremos boas escolhas”, explica ela. Os alunos aprenderam que com o celular ou pequenas câmeras e o uso da internet é possível produzir conteúdo de qualidade e contribuir para a melhoria de vida da comunidade. “É importante que eles entendam a necessidade do uso consciente da tecnologia. A iniciativa de cada um pode fazer a diferença e contribuir para uma sociedade melhor e mais justa”, pondera a Profa. Valéria.

A coordenadora pedagógica do programa, Renata Correia, salienta a importância das atividades desenvolvidas nas oficinas produzidas pelo curso de Jornalismo. “Um dos objetivos desta etapa é fazer, também, com que os alunos percam a timidez normal à idade, aprendam a se comunicar, além de entender a importância da Comunicação Social em suas vidas”.

Os alunos participaram de duas atividades. Eles conheceram o Estúdio de TV e receberam filmadoras e máquinas fotográficas para fazer registros pelo Campus. Foram acompanhados pelos técnicos dos laboratórios de Fotografia e TV, que os auxiliaram no manuseio dos equipamentos. Depois, no Laboratório de Rádio, com o apoio dos estagiários do Multiverso, gravaram programas de debate. A escolha das pautas ficou por conta dos jovens. Foram discutidos diversos assuntos, entre eles, violência, esportes, música, preconceito e homofobia.

Este foi o segundo encontro realizado neste ano. Ainda estão previstas mais duas turmas do Programa Cidadania e Talento.com para 2017.

Fotos de Daiana Berto

Rádio IPA ao vivo