·

·

· · ·

Multicultura

Dica para as férias: filmes de terror e suspense baseados em histórias reais

terror e suspenseFoto: Divulgação

Listas com indicações de filmes de terror e suspense são muito comuns de encontrar em blogs, sites especializados em cinema e Youtube. Contudo, geralmente, elas apresentam as mesmas obras cinematográficas, como ‘O Exorcista’, ‘Invocação do Mal’, ‘O Massacre da Serra Elétrica’, ‘Wolf Creek’, entre outros. Fugindo do padrão, o Multiverso organizou uma lista diferente, com cinco filmes do gênero, baseados em fatos! Depois de ler, corre para fazer a pipoca... mas, não apague todas as luzes... pode ser perigoso

a marca do medoFoto: Divulgação

A marca do Medo (2014)

Sinopse: A história se passa em 1974, na Inglaterra, onde um professor, dois estudantes e um cinegrafista procuram documentar um experimento com uma moça (Jane). Segundo o doutor, ela possui distúrbios mentais e tendência suicida, isso devido a incapacidade de compreender suas habilidades psíquicas, fazendo-a acreditar que possui outro ser vivendo dentro de si. Conforme as experiências são feitas, as atividades se tornam mais intensas e constantes, colocando a equipe em risco.

Porque assistir? O filme não é muito diferente de outros do gênero. Entretanto, é interessante assistir uma história inteira do ponto de vista dos cientistas da década de 70, que são totalmente céticos em relação ao sobrenatural.

a cidade do horrorFoto: Divulgação

A Cidade do Horror (1979)

Sinopse:  Em 1975, George e Kathy Lutz estão em busca de uma casa nova, em Long Island. Antes de realizarem a compra, o casal desconfia que o preço da residência estava muito abaixo do mercado. Ao perguntarem para a corretora, ela informa que há um ano, um massacre ocorreu ali envolvendo um homem que matou a sua família, alegando que vozes o disseram para fazê-lo. Todavia, o preço era bom demais para o casal deixar passar a oportunidade. Assim, os dois se mudam com os seus três filhos para o local. Logo, situações estranhas começaram a acontecer após um padre tentar abençoar a casa, além de George começar agir estranhamente.

Porque assistir? Está é a primeira versão para o cinema do caso que ocorreu em Amityville. A segunda foi ‘Horror em Amityville’ (2005), com Ryan Reynolds. Há poucas semelhanças entre os dois longas. Muitas cenas são diferentes e há um número maior de personagens participando da história. A versão de 1979 é mais fiel aos fatos, pois foi inspirada no livro ‘Amityville Horror’ de Jay Anson, que conta a história real do caso ocorrido.

gemeos morbida semelhancaFoto: Divulgação

Gêmeos mórbida semelhança (1988)

Sinopse: Os gêmeos idênticos, Berverly e Elliot, sempre foram muito próximos desde a infância. Quando adultos, seguiram a mesma carreira, como ginecologistas. A vida deles muda ao receberem como paciente a atriz Claire Niveau, com quem Elliot se relaciona amorosamente. Após isso, ele incentiva que Berverly também fique com ela se fazendo passar por ele. O hábito de imitarem um ao outro e se envolverem com uma mesma mulher era uma prática comum. Diferente das outras relações, Bervely se apaixona, mas por não saber lidar com seus problemas pessoais e a relação, ele acaba se viciando em drogas.

Porque assistir? No início do longa, a história aparenta ser apenas outro caso amoroso que não deu certo devido a insegurança e ciúmes. Porém, conforme a trama se desenvolve, fica claro que o filme faz jus a palavra ‘mórbida’, presente no título. Em certas cenas, fica difícil (e desagradável) para o espectador acreditar que essa é uma história real, devido aos momentos de comportamento doentio.

a casa das almas perdidasFoto: Divulgação

A Casa das Almas Perdidas (1991)

Sinopse: Em 1972, a família Smurl, composta pelo casal, Janet e Jack, e suas duas filhas, Dawn e Heather, se mudam para West Pittston (Pensilvânia) para fugir das inundações e danos do furação Agnes. Pouco depois de chegarem no novo lar, nascem os gêmeos Shannon e Carin. Os primeiros dezoito meses na casa são tranquilos até que as primeiras atividades sobrenaturais iniciam.

Porque assistir?  Esse foi um dos casos investigado pelo casal de demonologistas, Ed e Lorraine Warren, os mesmos dos dois filmes da saga ‘Invocação do Mal’, de 2013 e 2016. A história da família Smurl foi um dos piores casos registrados pelo casal, no qual a família foi atormentada por anos. Apesar do enredo ser parecido com tantos outros filmes de fantasmas ou demônios, para aqueles acreditam no sobrenatural e no trabalho dos Warren, está é uma história interessante para assistir. O ambiente do filme é constantemente sufocante e angustiante. Toda vez que a família falha ao tentar expulsar a entidade, ela fica mais irritada, deixando tudo mais desesperador e frustrante.

zodiacoFoto: Divulgação

Zodíaco (2007)

Sinopse: Em 1969, diversos jornais recebem cartas contendo enigmas de um indivíduo que se intitulava ‘Zodíaco’. Ele alegava ser o responsável por diversos crimes não solucionados. Conforme o misterioso homem envia mais cartas com ameaças, policias de diversos cantos do país fracassam na busca da identidade do psicopata.

Porque assistir? A história sobre o Assassino do Zodíaco é dirigida por ninguém menos do que David Fincher, responsável por trabalhos como o ‘Clube da Luta’ (1999) e ‘Seven – Os Sete Crimes Capitais’ (1995). Além disso, o filme tem no elenco Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Jake Gyllenhaal, entre outros. ‘Zodíaco’ possui uma boa história de perseguição que parece não ter fim. É incrível assistir como uma única pessoa possa gerar tanto medo, caos e mobilização de boa parte da população americana. Muitos dos envolvidos na procura do Zodíaco desistiram no meio do caminho.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

Rádio IPA ao vivo

· · ·