Publicidade e Propaganda

midia 02Foto de Maristela Franco

O curso de Publicidade e Propaganda recebeu, durante o primeiro semestre, a visita de dez profissionais que atuam no mercado de trabalho. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com publicitários e gestores das mais variadas expertises. Eles palestraram em diferentes disciplinas e compartilharam experiências e expectativas com relação ao futuro.

“Convidar profissionais para compartilhar experiências é uma atividade que contribui para o aprendizado dos estudantes que desejam conquistar seu espaço no mercado de trabalho”, comenta a Prof. Me. Nancy Vianna, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda. Ela explica que o feedback por parte dos alunos em relação a estes momentos é muito positivo. Segundo Nancy, os que ainda não estão inseridos no mercado, visualizam nestes momentos um panorama do que acontece na Publicidade hoje em dia. “Temos por objetivo oportunizar a reflexão crítica acerca da prática profissional, da importância do conhecimento téorico-prático adquirido na academia e a construção de propostas para novos cenários”, declara.

O Multiverso fez um apanhado das temáticas tratadas durante estes eventos. Conheça um pouco do que do que foi apresentado.

Os convidados

Lucas Paiva é egresso do curso de Publicidade e Propaganda do IPA. É integrante do Núcleo de Comunicação e Marketing, da Unimed Rio Grande do Sul, auxiliando na gestão da marca no Estado. Pesquisador nas áreas de Branding, Marketing e Comunicação, Lucas palestrou para alunos da disciplina de Branding.  A Gestão da Marca Unimed no RS foi o assunto mais discutido. Na oportunidade, estiveram presentes alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Turismo.

A disciplina de Comportamento do Consumidor recebeu os sócios da IN. D Labs, empresa de consultoria de Inteligência de Mercado, Prof. Me. Roberto Nonohay, doutorando em Psicologia na UFRGS e membro do Laboratório de Biossinais Cognitivos (BioSig) e a egressa do curso, Caroline Lara, mestranda na PUCRS. Os convidados abordaram a Neurociência, para alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo.

Diego da Maia, doutorando em Comunicação e Informação na UFRGS e Gestor de Comunicação do Theatro São Pedro, palestrou para os acadêmicos da disciplina de Marketing Cultural. Ele abordou as estratégias de divulgação e a cultura nos órgãos públicos.

Liége Biasoto é produtora, profissional de Relações Públicas e coach da Cuco Produções. Ela abordou, na disciplina de Marketing Cultural, como o mercado e a sociedade tem sido influenciados por projetos culturais criativos, inteligentes e comunicativos. Ela enfatizou as formas apresentadas para dar viabilidade aos projetos, a partir de patrocínios, leis de incentivo à cultura e crowdfunding.

Diese da Luz, egressa do curso de PP e mestranda em Design Estratégico na Unisinos, esteve na disciplina de Mídia. Ela conversou com os alunos sobre planejamento de mídia online. Abordou a importância do uso do mapa de empatia para construir personas, com o objetivo de ajudar a escrever o perfil específico de clientes. Apresentou, também, a estratégia de Inbound Marketing.

Ciro Vives, ex-executivo de contas e gerente comercial da Rádio Gaúcha, esteve na disciplina de Redação Publicitária II. Mostrou alguns dados sobre o rádio no Rio Grande do Sul e analisou o mercado atual, as formas como se consome conteúdo nos dias de hoje e os desafios que a internet trouxe para quem atua na Comunicação.

A jornalista Ana Javés Luz, Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política, esteve com os alunos da disciplina de Metodologia da Pesquisa. Na oportunidade, compartilhou experiências como pesquisadora e delineou caminhos metodológicos para as dificuldades encontradas no levantamento e na análise de dados. Trouxe os resultados da dissertação que defendeu e que virou um Projeto de Lei.

Amanda Copstein, artista visual, compartilhou, com os alunos da disciplina de Marketing Cultural, suas vivências. Ela contou sobre os empreendimentos em que está envolvida. Também, apresentou materiais de vários artistas independentes e recordou a trajetória da Feira de Artes Gráficas Papelera, projeto que tem a participação dela.

A Profa. Dra. Anelise Coelho Nunes, reitora do IPA, palestrou sobre o consumo e a regulamentação da publicidade diante do estado democrático de direito, na disciplina de Ética e Legislação Publicitária. Os assuntos abordados foram o controle da publicidade no Brasil, a atuação do CONAR e do Poder Judiciário e os princípios do Código de Defesa do Consumidor.

Rádio IPA ao vivo