Turismo: uma viagem pelo saber

{youtube}

{/youtube}

'Turismo: uma viagem pelo saber' é o título do livro lançado pelo curso de Turismo, do Centro Universitário Metodista do IPA. A obra, organizada pelos professores: dra. Claudia de Oliveira Taques Wehmeyer e ms. Guilherme Bridi, com a editoração de Anderson Jackle Ferreira, reúne artigos científicos produzidos por 15 alunos da disciplina de Técnicas de Pesquisa, do segundo semestre de 2014.

De acordo com a professora Cláudia, a proposta para lançar a obra e qualificar a produção científica do curso foi um duplo desafio; tanto para ela quanto para os alunos, que, entusiasmados, autografaram o livro, em uma sessão especial, que ocorreu no Salão Nobre da Reitoria, na última quinta-feira (07/05). Entre os presentes, familiares, professores e o presidente do Colegiado de Ciências Sociais Aplicadas, dr Fábio Ramos Berti, que elogiou a coletânea de artigos científicos produzida por acadêmicos e organizada por professores da instituição.

Com enfoque voltado para a sustentabilidade e acessibilidade, os artigos, cujos temas foram selecionados pela professora Cláudia, perpassam pela mobilidade urbana em Porto Alegre, pela questão dos resíduos de alimentos da rede hoteleira e destaca o rafting para cadeirantes que ocorre na cidade de Três Coroas. Com destaque para a pesquisa de campo, o livro inclui outras temáticas, organizadas num espectro geográfico que parte de Porto Alegre para cidades gaúchas, até chegar a outros estados do cenário turístico nacional.

Para o professor e coordenado do curso de Turismo, Guilherme Bridi, "o lançamento do livro é um marco que referenda o IPA e o curso em espaços consolidados de investigação científica e produção de conhecimentos no setor turístico".

Com uma capa planejada para fugir de elementos convencionais da área, o editor Anderson Jackle conferiu destaque às placas de turismo e usou cores que se associam à temática.