Publicidade e Propaganda

De volta pra casa: Presidente da ARP, Zeca Honorato, comanda aula inaugural

aula pp segundaFoto: Ramiro Gasañol

O evento que marcou o início oficial do semestre da Publicidade e Propaganda (PP) do Centro Universitário Metodista – IPA teve descontração, projeção de cenários e emoção. O convidado especial da noite foi o presidente da Associação Riograndense de Propaganda Zeca Honorato. “É muito bom retornar”, revelou o publicitário que foi estudante do antigo colégio do IPA no tradicional Morro Milenar – no bairro Rio Branco.

aula ppFoto: Ramiro Gasañol

O profissional foi recebido pela coordenadora do curso Nancy Vianna, autoridades acadêmicas, docentes, alunos e alunas de PP, Jornalismo e Administração. O multipremiado proprietário da agência AMA entende que a publicidade e a comunicação não são simples profissões, mas uma vocação. Segundo Zeca, para atuar na área, é necessário um conjunto de características e qualidades que são natas como a curiosidade, a sensibilidade e o olhar crítico.

aula pp quartaFoto: Ramiro Gasañol

Alertou os estudantes de que o correto não é buscar padrões para a carreira, mas idealizar aquilo que possa realizá-los profissional e pessoalmente. “A pessoa, para conseguir vencer na carreira, tem que estar muito conectada com o que ela gosta de verdade”, afirma. Profetizou que, em um futuro não muito distante, a realidade vai voltar a ser de cursos de comunicação atuando na perspectiva da comunicação integrada. A dica final para a galera do IPA foi a seguinte: “Atualmente, há uma inversão na relação com o tempo. Por isso há tanta frustração”. Zeca entende que as pessoas querem muito retorno em pouco tempo. “Cada um tem o seu momento e nem todos serão como o Mark Zuckemberg do Facebook ou o Steve Jobs da Apple”, exemplificou, citando que Cartola, um dos maiores compositores brasileiros de samba só gravou o primeiro disco aos 70 anos, e será sempre celebrado.

aula pp terceiraFoto: Ramiro Gasañol

O evento teve ainda muita interatividade. Estudantes e docentes debateram com o publicitário questões atuais da comunicação, em especial na área do marketing político. A coordenadora Nancy Vianna pondera que é uma prática do curso de Publicidade e Propaganda realizar a conexão academia-mercado. “Compreendemos que ambas as partes têm muito a contribuir e a desenvolver. O bate papo propiciou uma reflexão sobre as escolhas profissionais e motivou os presentes a se dedicarem àquilo que almejam, tornando-se assim profissionais excelentes e felizes. Algo que para nós é sumamente importante, formar profissionais com práticas éticas, criativas e de relevância, que se sintam renovados e instigados a cada trabalho realizado".