IPA realiza a 2ª Feira de Oportunidades

feira de oportunidades tresFoto: Silvana Alves

Durante a programação da Semana De Um Olhar para Juventude de Porto Alegre, o Centro Universitário Metodista IPA, em parceria com Curso de Administração e o Núcleo de Excelência em Práticas de Administração (NEPAD), realizaram a 2ª Feira de Oportunidades.

O evento aconteceu no Ginásio de Esportes do IPA, onde as principais agências de estágios do RS estiveram presentes apresentando aos estudantes algumas das principais vagas de estágios que estão disponíveis no mercado. Participaram a Estágios Fundatec, Estágios Fijo, ABRH Estágios, Estagiar, CIEE, Integrar, Metta Capital Humano, CEFORRS e Inovar.

feira oportunidades doisFoto: Silvana Alves

As estudantes Ingrid Telles de Abreu e Tatiana do Amaral, visitaram todos os stands e ouviam atentamente as orientações dadas pelos consultores das agências.  Ambas cursando o 2º semestre do curso de Biomedicina, relatam que conseguir uma vaga de estágio na área é bem difícil, pois a maioria das oportunidades exigem que os candidatos estejam em um semestre mais avançado do curso ou possua alguma experiência específica. “Estamos buscando outras frentes de trabalho, até mesmo concurso público para áreas totalmente diferentes das nossas”, comentam as alunas.

feira oportunidadesFoto: Silvana Alves

Outro complicador é que a maioria das empresas está mais exigente quando o assunto é contratação. Segundo a coordenadora da Estágios Fijo, Katia Almeida, uma das principais dificuldades encontradas, no momento da seleção, é o aspecto comportamental do candidato, a idiossincrasia. “Muitas vezes, o estudante possui uma qualificação técnica excelente, mas o perfil acaba não se encaixando nos critérios de contratação da empresa”, comenta.