Revista Fólio publica artigos de egressos dos cursos de Comunicação e Turismo

revista folioFoto: Arquivo Multiverso

A 19ª edição da Revista Fólio está disponível para leitura. Alunos dos semestres finais dos cursos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda e de Turismo, hoje, egressos, acompanhados de seus orientadores, compilaram os resultados de suas pesquisas, e na forma de artigos, compartilham conceitos teóricos e análises feitas a partir de pesquisas de campo.

As editoras da revista, Profa. Dra. Claudia Tacques e a Profa. Dra. Valéria Deluca, explicam que a Fólio é uma publicação que preza pela universalização do conhecimento. Salientam que, em tempos de convergência digital, é um espaço de compartilhamento, por isso, defende que os ambientes para reverberar pesquisas científicas não fiquem restritos aos catedráticos ou aos pesquisadores em nível stritu sensu. “Esta edição é um exemplo desta forma de pensar a divulgação científica: um terreno democrático, sem perder de vista a credibilidade e a responsabilidade”, destaca Valéria Deluca. Ela também ressalta a importância de oportunizar aos acadêmicos e egressos dos cursos, um ambiente para publicarem suas pesquisas. “É a ciência sendo colocada em prática. Para estes jovens pesquisadores, é uma oportunidade ímpar. É a valorização de um dos momentos mais marcantes da trajetória acadêmica”, complementa a Claudia Tacques.

As jornalistas Emili Nitske, Marla Gass e Thamires Rosa usam suas paixões, experiências e convicções para suas pesquisas sobre fotojornalismo, comunicação organizacional e jornalismo popular, respectivamente. Por sua vez, os publicitários Alice Costa, Jonatas Hauschildt e Pedro Gusmão apresentam a pluralidade da publicidade, passando pela sua relação com a arte contemporânea, destacando o uso de estratégias de comunicação online utilizadas por empresas startups e entendendo a relação entre o meio rádio e seus anunciantes. Os egressos da área do Turismo, Jeniffer Flores Porto, Leonardo Azevedo Araújo, Lucas Guimarães e Karina Enrich Essvein aprofundam aspectos referentes à gestão do segmento de hotelaria, economia criativa e prestação de serviços no ramo da alimentação.

Conheça os artigos que compõem a edição da Revista Fólio. Depois, clique aqui para acessar a publicação e boa leitura.

Fotojornalismo no Instagram: uma análise do perfil do jornal Zero Hora no aplicativo

Autores: Êmili Nitske Pereira e Letícia Amaral Carlan

Resumo: apresenta um estudo dos valores-notícia no perfil do jornal Zero Hora no Instagram.

Jornalismo popular do Balanço Geral RS: Um estudo de recepção sobre a relação do telespectador com o programa

Autores: Thamires da Silva Rosa e Maria Lúcia Patta Melão

Resumo:  traz a discussão sobre quais os motivos que incentivam o público a assistir o programa Balanço Geral RS, veiculado na TV Record RS.

Caixa e Facebook: um banco público centenário nas redes sociais digitais

Autores:  Marla de Souza Gass e Valéria Deluca Soares de Carvalho

Resumo: busca compreender como é utilizado o conteúdo gerado e publicado nas redes sociais digitais, tendo como objeto a Caixa Econômica Federal e sua página institucional na rede social digital Facebook.

Publicidade e arte contemporânea: um olhar sobre o discurso de Banksy no filme publicitário da obra Dismaland

Autores: Aline Costa Pinto e Nancy V. Bazán Vianna

Resumo: é uma análise do discurso de Banksy no vídeo da obra Dismaland pelo olhar de artistas visuais e publicitários. O intuito é verificar a possibilidade do vídeo influenciar o comportamento social.

A Internet como meio de comunicação de empresas startups, no estágio de introdução ao mercado

Autores: Cláudia Bromirski Trindade e Jonatas Hauschildt

Resumo: analisar e compreender quais são as estratégias de comunicação online utilizadas pelas empresas startups do setor de serviço na internet, no período de introdução ao mercado, observando as ações online das empresas Netflix, Airbnb e Spotify, apresentando assim suas ações de comunicação.

A linguagem dos patrocinadores no programa de rádio Pretinho Básico de Porto Alegre

Autores: Pedro da Silva Gusmão e Maristela Franco

Resumo: Verificar de que forma a citação do patrocínio de forma pessoal pode desvirtuar a mensagem do anunciante, apresentando o cuidado necessário com a linguagem do patrocinador em programas ao vivo.

A qualidade dos serviços do IPA Food Truck Festival

Autores: Karina Enrich Essvein e Guilherme Bridi

Resumo: analisar a qualidade dos serviços do IPA Food Truck Festival, a partir da visão dos alunos do Centro Universitário Metodista – IPA.

A relevância do setor de governança de um empreendimento hoteleiro: estudo de caso

Autores: Jeniffer Flores Porto e Cláudia de Oliveira Tacques Wehmeyer

Resumo: analisar a importância do setor de governança, representado pelas atividades diárias da governanta e seus auxiliares para a organização de um empreendimento hoteleiro executivo da cidade de Porto Alegre – RS.

Economia criativa em cidades turísticas: ressignificação de espaços a partir de projetos culturais

Autores: Lucas Guimarães e Fernanda Costa da Silva

Resumo: averiguar aspectos teóricos de qualidade dos espaços, na percepção de planejadores, gestores e usuários, acerca de projetos culturais realizados em cidades turísticas tidas como criativas e a contribuição de projetos culturais de Economia Criativa para o desenvolvimento da economia local.

Estudo da relação entre a qualidade interna de uma organização hoteleira com a satisfação e rotatividade (turnover) de seus colaboradores

Autores: Leonardo Azevedo Araújo e Elenara Viera de Viera

Resumo: analisar a qualidade interna de uma empresa hoteleira e sua relação com a satisfação e rotatividade de seus colaboradores e os fatores que contribuem para isso.