IPA, Multiverso e CIEE-RS: parceria que se consolida a cada encontro

turma do terceiro encontro cieeFoto: Ramiro Gasañol

Em mais uma edição do Programa Cidadania e Talento.com desenvolvido pelo CIEE-RS em parceria com o curso de Jornalismo do IPA, os alunos participaram de atividades envolvendo oficinas de áudio, vídeo e foto, nos laboratórios experimentais dos cursos de Comunicação. As atividades integram o módulo Comunicação Eficaz, desenvolvido pelo programa.

Os alunos foram recepcionados no Campanário, no Campus Central e foram acolhidos calorosamente pela coordenadora do Multiverso, Profª Drª Valéria Deluca, que deu as boas-vindas aos jovens. No laboratório de áudio, em um bate-papo descontraído, foi abordada a importância da comunicação no exercício da cidadania. Ela comentou sobre as ferramentas disponíveis no mercado para a interação dos jovens com as redes sociais, e ainda completou perguntando se os jovens pretendiam votar nas próximas eleições. Valéria ressaltou que a população costuma não lembrar em quem votou e isso é grave. “Temos que acompanhar de perto os nossos candidatos e cobrar que eles cumpram as promessas feitas em campanhas. Isso é exercer a cidadania”, comenta.

ciee dupla fotografandoFoto: Ramiro Gasañol

Os alunos foram divididos em grupos e participaram de duas atividades. Um dos grupos iniciou conhecendo o Estúdio de TV, onde receberam filmadoras e máquinas fotográficas para fazer registros pelo Campus. O outro grupo permaneceu no Laboratório de Áudio. Com o apoio dos estagiários do Multiverso, gravaram programas de debate. A escolha das pautas ficou por conta dos jovens que discutiram assuntos como violência, esportes, música, preconceito e homofobia.

Para a coordenadora pedagógica do programa, Renata de Ávila Correa, a parceria entre o Cidadania e Talento.com e o IPA enriquecem o módulo de Comunicação Eficaz, pois proporciona aos jovens uma tarde de atividades interativas que possibilitam o desenvolvimento da comunicação e desinibição. Além disso, ela ressaltou que “o trabalho da equipe auxilia na reflexão dos jovens para que utilizem da melhor forma os recursos, como celular e redes sociais, e para compartilhar informações relevantes. Sempre recebemos retornos positivos dos alunos, o que nos confirma o êxito da parceria”.

alunos ciee gravandoFoto: Ramiro Gasañol

A euforia tomou conta dos alunos e era visível a emoção dos jovens a cada momento do encontro. Alguns dos estudantes presentes fizeram questão de registrar seus depoimentos como forma de manifestar a gratidão pela experiência. A aluna, Estefanie Zivny, 17 anos, contou que a experiência foi maravilhosa. “Quero fazer jornalismo para trabalhar em rádio”. Gabriela Flores,16 anos, completou entusiasmada: “nunca pensei que eu fosse falar no rádio e muito menos poder usar as câmeras profissionais”.

alunos ciee fazendo oficina videoFoto: Ramiro Gasañol

A estudante, Mariana Santos, 15 anos, relata que gostou de participar de um programa de rádio pela primeira vez.  “Me ajudou a perder um pouco a vergonha de falar em público e colaborou para que eu me expresse mais e melhor”, afirma. Lucio Jr. Menezes Ribeiro, 16 anos, que pretende cursar Medicina e atuar como médico pediatra, contou que a atividade foi surpreendente e falar no rádio foi umas das suas melhores experiências.

Esta foi a terceira turma do programa a visitar o IPA. Ainda está prevista mais uma turma do Programa Cidadania e Talento.com para novembro de 2017.