Expoagas

Serginho Groisman encerra ciclo de palestras magnas da 36º Expoagas

expoagas serginhoFoto: Daiana Berto

A equipe do Multiverso acompanhou o encerramento do ciclo de palestras magnas da Expoagas 2017. Com recorde de visitantes, o público lotou o Teatro do Sesi para assistir Serginho Groisman. Jornalista, apresentador e formador de opinião da televisão brasileira, com uma carreira consolidada, estreou na TV Globo em 1999 no comando do extinto Programa Ação. Logo depois, iniciou sua trajetória nas madrugadas de sábado, com o Altas Horas. Há 12 anos no ar, na emissora, o programa reúne entrevistas, musicais e matérias especiais, mesclando entretenimento e jornalismo.

O apresentador iniciou seu discurso agradecendo aos gaúchos pelo convite e brincou com a plateia dizendo: “vocês sabiam que quem faz supermercado na minha casa, sou eu? Podem acreditar, eu juro!”. Para abordar o tema empreendedorismo, o comunicador fez uso do tradicional formato que o consagrou na televisão brasileira desde os anos 1980, quando apresentava o programa Matéria Prima, na TV Cultura de São Paulo.

Falando um pouco sobre a sua família (os pais imigrantes poloneses e romenos que vieram ao Brasil, fugindo do nazismo), ele contou que o pai foi um microempresário do ramo de tecidos durante muito tempo e que investiu o dinheiro que tinha em um grande estoque de saias. Até que um dia, todo o estoque fora roubado. “Foi a primeira vez que eu apareci na Rede Globo de televisão, na página policial”, brincou. Ele ainda completou dizendo que todo o trabalho do pai foi suficiente para que ele pudesse estudar em boas escolas.

expoagas serginho doisFoto: Daiana Berto

Durante a palestra, o comunicador abandonou o palco e passou a caminhar por entre as fileiras de poltronas do Teatro do Sesi, conversando com as pessoas com toda a irreverência e simpatia que lhe é peculiar. Ele fez lembrar o tempo do programa Fala Garoto, marca registrada do apresentador. Coincidentemente, o primeiro entrevistado brincou: “por favor, fala ‘fala garoto’, pra mim”. Todos riram muito. O público aos poucos se soltava e muitos chegaram a abandonar seus lugares para irem ao encontro do apresentador para perguntar ou simplesmente expressar as suas opiniões.

Questionado, Serginho Groisman falou sobre a importância da ética no mundo dos negócios e especialmente na sua profissão, o jornalismo. "A ética é uma das questões mais importantes da vida. Sendo ético, você não será desonesto e isso é fundamental, porque a honestidade dá credibilidade, que não pode ser ferida com atitudes não éticas", ponderou. Ele ainda destacou a relevância do supermercado na situação econômica do país. "O supermercado é a referência jornalística do retrato econômico do país. Quando a economia vai mal o jornalista vai ao supermercado registrar a situação, ver se falta produto, se há reajuste de preço, se tem filas", apontou, citando as clássicas reportagens feitas em supermercados.

Encerrando a palestra, Serginho comentou que acredita muito na força do trabalho. Lembrou que o amor ao trabalho foi uma das heranças deixadas pelo seu pai. “Ele me ensinou a trabalhar com prazer. Mas para isso, é preciso ter liberdade onde se trabalha", recordando dos anos em que atuou no SBT. Todavia, destacou que os ambientes de trabalho são sempre conflitantes, especialmente no jornalismo. "Nunca achei que estaria onde estou agora. Só o que posso dizer é que vocês devem dar o melhor de vocês, onde vocês estiverem", concluiu.