Comunicação Integrada

IPA realiza 2º Seminário de Comunicação Integrada

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do IPA promovem o 2º Seminário de Comunicação Integrada. A temática envolve as Pós-verdades na Era da Comunicação. O evento acontece de 25 a 28 de setembro, a partir das 19h, no Centro Universitário Metodista IPA, Campus Central. A programação propõe quatro dias com palestras, bate-papos com profissionais consagrados no mercado, exposição fotográfica e sarau musical.

O seminário é uma oportunidade para troca de conhecimentos, networking, interação entre acadêmicos e mercado e novas amizades. É uma oportunidade para qualificação profissional. O evento é aberto para estudantes e a comunidade geral.

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Ramos Berti, estamos inseridos em um momento da civilização em que fatos objetivos têm menos influência na opinião pública do que fortes apelos emocionais e discussões polarizadas. “Parafraseando o autor Manuell Castells, a influência das redes sociais vai além do número de usuários, mas diz respeito à qualidade do uso. Nesse contexto, é fundamental debater o real valor das informações que chegam em enorme quantidade às pessoas e uma revitalização do papel da comunicação social”, afirma.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Ms. Nancy Vianna lembra que o sensacionalismo e a desinformação existem há séculos. Pondera que a diferença, hoje, está no fato de vivermos na era digital, que propaga de forma horizontal informações que muitas vezes não procedem com a ética e a veracidade. “Qualquer pessoa pode divulgar falsas notícias sobre um produto, marca ou a respeito de alguém e alcançar rapidamente uma grande audiência e perder o controle. É tempo de discutirmos as pós-verdades, a propagação destas e a responsabilidade dos profissionais de comunicação”, destaca ela.

A organização do 2º Seminário de Comunicação Integrada está sob a responsabilidade do Multiverso, formado pelos laboratórios experimentais dos cursos, pela Agência Experimental de Jornalismo e pela Agência Experimental de Publicidade e Propaganda. Professores, técnicos, estagiários e alunos voluntários estão engajados na preparação de todos os detalhes do Seminário. O evento conta com o apoio especial da Coletiva.net, Agência Cadastra, Neugebauer, Nano Produções, Cachorro Quente do Rosário, Didi Cake e Móveis do Bem.

Programação

• 19 horas - Abertura do 2º Seminário de Comunicação Integrada - Auditório da Biblioteca

Mostra Audiovisual Boom

Palestra: A produção audiovisual em tempos de pós-verdades

Debatedores: O jornalista Matheus Pannebecker da Pauta Assessoria e o cineasta Zé Pedro Goulart da Mínima

Mediador: Equipe Multicultura

• 19 horas - Meeting – Bate-papo com profissionais de Mercado

Sala B303

Jornalista Glaucius Oliveira - Repórter cinematográfico da RBS/Globo

Tema: Jornalismo Investigativo e pós-verdades

Sala B205

Jornalista Carlos Macedo - Fotógrafo da Zero Hora

Tema: Produção fotográfica em tempos de pós-verdades

Sala B207

Jornalista Márcia Christofoli - Publisher da Coletiva.net

Tema: Gestão de negócios em comunicação

Sala B209

Publicitário Bruno Tonetto - CRM Coordinator da Agência Cadastra

Tema: Estratégias de Marketing Digital
  • 19 horas - Eu, ciência? - Auditório da Biblioteca

Palestra: A produção, divulgação e popularização da ciência em tempos de pós-verdade

Debatedores: Administrador Roberto Nonohay Doutorando em Psicologia na UFRGS e Prof. Dr. Basilio Sartor – UFRGS

Mediação: Profa. Dra. Sandra Bitencourt

• 19 horas - Painel: A Comunicação na Era das Pós-verdades - Auditório da Biblioteca

Debatedores: Jornalista Daniel Scola da Rádio Gaúcha e Publicitário Gustavo Bacchin da Agência Cadastra

Mediação: Jornalista Alexandra Zanela da Padrinho Conteúdo

Todos os dias:

- Exposição fotográfica Caminante com o publicitário Matheus Pinho, no Hall da Reitonia - Prédio A.

- Sarau Musical no Campanário, em frente ao prédio H, às 18h50.