Comunicação Integrada

Mostra fotográfica Caminante é atração no 2º Seminário de Comunicação Integrada

caminhante matheus pinhoFoto: Matheus Pinho

O fotógrafo e publicitário Matheus Pinho de Souza é um dos convidados do 2º Seminário de Comunicação Integrada, que acontece entre os dias 25 e 28 de setembro, no Campus Central do IPA. Egresso do curso de Publicidade e Propaganda, ele apresenta a exposição Caminante - Senderos de America Del Sur.

caminhante matheus pinho doisFoto: Matheus Pinho

A exposição faz parte dos registros feitos durante a expedição que o levou a locais icônicos do continente latino-americano. Matheus relata que devido ao seu trabalho como publicitário, tem fascínio pelas fotografias de paisagens, as chamadas landscape. “Na fotografia, as expedições me encantam”. Em 2012, ele organizou o projeto com a expedição para a América do Sul. A escolha pela região se deu pela afinidade. “Sou gaúcho vindo do interior do Estado, sempre tive a cultura latino-americana presente”. Ele ainda comentou que desde a adolescência sempre teve vontade de conhecer Machu Picchu e Ushuaia. “Queria muito conhecer essa parte do continente onde também estamos inseridos”, destaca.

Sobre o planejamento da viagem, o publicitário contou que mais dois fotógrafos o acompanharam na expedição. A primeira incursão ocorreu em 2012, quando rumou para Machu Picchu. Depois, em 2016, fez a segunda viagem para a La ciudad del Fin del Mundo, Ushuaia.  Matheus conta que como o tema estava definido antes da partida, ele e sua equipe precisaram definir com detalhes as rotas, os locais de paradas, custos, data da ida e o tempo da viagem. Ao todo foram percorridos cerca de 12.000 quilômetros, totalizando 45 dias. “Organização é tudo em uma expedição dessas”, completou. A expedição cruzou o Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru, passando por lugares inóspitos, como desertos. Além disso, a altitude foi outro obstáculo a ser superado.

caminhante matheus pinho tresFoto: Matheus Pinho

O publicitário conta que sempre quis conhecer as coisas que só viu nos livros, saber de histórias e de fatos do cotidiano destes lugares. O que mais chamou a atenção de Matheus foi o acolhimento das pessoas. Ele relata que, em todos os lugares que passou, as pessoas sempre o ajudaram. “Elas são felizes mesmo vivendo em locais sem saneamento básico adequado ou em locais inóspitos. Elas sorriem, sempre”. Nesse estudo etnográfico realizado pelo fotógrafo, é possível conferir muitas imagens de contemplação, retratos das pessoas e o modo de vida e paisagens.

A mostra fotográfica Caminante - Senderos de America Del Sur está aberta ao público a partir do dia 25 de setembro, no hall da Reitoria do Centro Universitário IPA, no Campus Central. A atividade faz parte do 2º Seminário de Comunicação Integrada, promovido pelos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Para mais informações sobre o evento, acesse a programação completa.