Comunicação Integrada

Profissionais da Agência Cadastra são palestrantes no 2º Seminário de Comunicação Integrada

cadastra redacaoFoto: Rafael Soares

O publicitário Gustavo Bacchin e o administrador Bruno Tonetto são presenças confirmadas no 2º Seminário de Comunicação Integrada, que acontece de 25 a 28 de setembro, no IPA. Eles atuam na agência de marketing digital Cadastra. A empresa é parceira dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda desde o começo de 2017. Gustavo é palestrante no dia 28, quando vai discutir sobre pós-verdades na Era da Comunicação e Bruno participa dos meetings com os alunos, no dia 26 de setembro.

Bruno foi gerente de Google Adwords, atendendo empresas como Mitsubishi e Gilbarco Veeder Root. Atuou na área de marketing online do Sport Club Internacional, KingHost, entre outros. Atualmente, é coordenador de CRM (E-mail marketing, SMS e Push Notification) na Agência Cadastra. Gustavo possui cerca de 20 anos de experiência, sendo oito em Londres. Desde 2013, é professor de Marketing Digital na ESPM. Em 2017, foi escolhido um dos cinco principais profissionais de Vendas em Marketing Digital, pelo Prêmio E-commerce Brasil.

cadastra redacao terceiraFoto: Rafael Soares

Parceria com a Cadastra

A parceria entre os cursos de Comunicação do IPA e a Cadastra tem por objetivo apresentar aos estudantes da instituição o cotidiano de uma agência do ramo. E também conscientizar sobre as oportunidades que um profissional pode encontrar no mercado de trabalho. A Cadastra é uma empresa de comunicação digital Full Service, especializada em performance, que atende diversos setores do marketing, desde o tradicional SEO (otimização para mecanismos de sites de busca) e Paid Search (link patrocinado) até Analytics e BI, Comparadores de Preço, CRM e E-mail Marketing, Planejamento e Pesquisa e demais serviços.

Os irmãos Thiago e Gustavo Bacchin tinham cerca de 19 e 23 anos, respectivamente, e dedicavam seus estudos à Administração de Empresas e tinham interesse na tecnologia digital. Na época, Thiago lia a respeito do marketing em sites de busca e links patrocinados, algo que ainda não se trabalhava no Brasil. Então, ele decidiu oferecer esse tipo de serviço de graça para os amigos, colegas da faculdade e conhecidos.

cadastra pinturaFoto: Rafael Soares

Com a experiência adquirida, era perceptível a oportunidade de oferecer um negócio na área. Em 2000, a empresa foi inaugurada, sendo pioneira no Brasil em serviços de Search Marketing. Em 2005, a Cadastra havia crescido e adquirido popularidade no RS. Com isso, houve a decisão de expandir e atender clientes em nível nacional. Em 2008, o Diretor de Estratégia, Tomás Trojan, que havia entrado em 2005 na empresa como estagiário e depois saído para estudar no exterior, retorna à Cadastra como sócio. Ainda no mesmo ano, a Cadastra inicia a transformação para uma agência de comunicação completa. Em 2012, a Cadastra deixa de ser uma empresa de Search Marketing para se tornar uma empresa Marketing Digital Full Service. Atualmente, possui cerca de cento e cinquenta pessoas trabalhando e a expectativa é de contratar mais.

Segundo a HR Manager da Cadastra, Nicole Lunardi, a empresa quer estreitar o relacionamento com o IPA para que se possa mostrar aos estudantes que há muitas oportunidades na área digital. "Ainda há muita dificuldade em esclarecer para os estudantes as possibilidades de crescimento e de se fazer carreira no digital. Há pessoas que não sabem que há tal oportunidade de trabalho", disse. Ela explica que tais oportunidades não se restringem apenas para pessoas da área da comunicação. A Cadastra possui profissionais formados em outras áreas, como Letras e em Engenharias diversas. "Nós procuramos entender o perfil de cada pessoa e assim direcionamos para o departamento que tenha relação com aquele perfil", completa.

cadastra pintura dois
Foto: Rafael Soares

Nicole conta que a Cadastra também percebe que os estudantes estão presos à ideia de que após a graduação se deve fazer algum concurso ou algo do gênero, então, tenta-se apresentar outra visão. "Nós sabemos que essa nova geração busca qualidade de vida, trabalhar com o que se ama, atuar com grandes marcas, ter um propósito e não apenas um emprego", afirma. Para isso, a agência deseja receber os estudantes e conversar com eles. “O papel da Cadastra é mostrar como funciona uma agência, o que é o Marketing Digital e abrir as nossas portas para visitas. Realizar eventos, aulas, palestras, conhecer nossos profissionais”, informa. Ela conclui que os estudantes também vão ter a oportunidade de vivenciar um dia de trabalho na empresa.

Além do 2º Seminário de Comunicação Integrada, a Cadastra é parceria de outra atividade promovida pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o Xchange. O evento vai reunir os alunos para desenvolver uma solução para um(a) cliente real. A equipe com a melhor proposta e os alunos destaques vão receber premiações e todos os participantes vão ganhar certificado de horas complementares. O evento vai ocorrer no dia 30 de setembro na sede da Agência Cadastra.

Rádio IPA ao vivo