Comunicação Integrada

Carlos Macedo participa de meeting com os alunos no 2º Seminário

carlos macedo meetingsFoto: Silvana Alves

O fotojornalista Carlos Macedo encantou os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, durante o 2º Seminário de Comunicação Integrada, organizado pelos cursos de Comunicação do IPA. Ele participou de um meeting sobre a produção fotográfica em tempos de pós-verdades.

Carlos, que é formado em Jornalismo pelo IPA desde 2010, agradeceu o convite e contou aos alunos um pouco da sua trajetória profissional. Ele fez questão de ressaltar a importância do aprendizado em sala de aula. “Aqui é uma simulação do que acontece no mercado, numa redação por exemplo. O texto não pode ser entregue amanhã ou depois, é hoje! É para entregar daqui há 30 minutos!”, enfatizou.

Sobre as pós-verdades na fotografia, Carlos pontuou que a proliferação dos conteúdos nas redes sociais criou uma realidade virtual ainda mais preocupante, pois nada mais são do que “recortes da realidade”. Ele ponderou que tudo aquilo que as pessoas postam é apenas um recorte. “Cada um de nós pode dar o recorte que quiser para a realidade que está vivendo”, comentou. O jornalista ainda citou o exemplo do falso fotógrafo da ONU, que conseguiu enganar jornalistas e 120 mil seguidores no Instagram.

Carlos reforçou que “não podemos esquecer que sempre estamos aprendendo. O seminário é uma forma do estudante entender que mesmo depois da formatura ainda é preciso continuar refletindo sobre nosso papel na comunicação. Nosso bate-papo é uma troca. Quem ganha somos todos nós, com as histórias que serão contadas depois”.

O Prof. Me. Alex Ramirez, conduziu o encerramento do bate-papo e convidou o egresso para uma nova visita ao IPA. Wesley Fávero, aluno do curso de Jornalismo destacou que a oficina “foi muito enriquecedora. O Carlos é um fotojornalista renomado e ativo no mercado. Ouvi-lo ressaltando a importância de princípios básicos como ponto de vista do fotográfico é muito gratificante. Hoje, quanto mais sincero e verdadeiro seu trabalho, mais credibilidade se terá no mundo de pós-verdades. E nisso, ele é muito competente”.

Para Lizandra Otero, aluna do curso de Jornalismo, o bate-papo com o Carlos Macedo foi muito proveitoso. “Passamos a entender mais sobre o dia a dia de um fotógrafo profissional que trabalha em um grande veículo, além das técnicas e assuntos abordados por ele. Saber que um ex-aluno do IPA se destaca no mercado é um grande incentivo para quem está cursando a faculdade”.

Confira a matéria que o Multiverso produziu com o Carlos Macedo, antes do Seminário.