Jornalismo Científico

Eventos na área científica e de extensão estão com inscrições abertas

iniacao

As inscrições para o XII Salão de Iniciação Científica e Extensão (SICE), para a VI Mostra de Pós-Graduação e para o IV Salão de Iniciação Tecnológica do Centro Universitário Metodista IPA estão abertas até o dia 08 de outubro. O evento, que acontece de 23 a 27 de outubro, incentiva a pesquisa acadêmica.

Segundo a coordenadora do SICE, Prof. Dra. Viviane Elsner, o salão oportuniza a troca de experiências e conhecimentos dos pesquisadores. “É uma oportunidade de divulgar os trabalhos e pesquisas”, comenta. Também destaca a possibilidade de fazer network na área acadêmica e salienta que é a chance de “perder o medo e a mística que existem em torno das bancas de apresentação de trabalhos científicos. É a forma que o aluno tem de contribuir para o crescimento da sociedade, deixando um legado de sua formação”.

O coordenador de Extensão e Ação Comunitária e coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu do IPA, Prof. Dr. Ricardo Aveline reitera que é uma “porta de entrada para os alunos ingressarem na comunidade científica”. Para o professor, a pesquisa não reforça apenas o currículo de quem pretende seguir a carreira acadêmica, mas também para portfólio junto ao mercado.

Podem participar alunos de todos os cursos e de todas instituições de ensino superior. Nesta edição serão aceitas duas modalidades de projeto, o sem resultados e o com resultados. Na primeira, o aluno pode mostrar o projeto, os processos metodológicos e os resultados esperados. Na segunda modalidade, são aceitos projetos que estão em andamento, com resultados parciais ou totais.

Os projetos serão avaliados em banca por professores que tenham conhecimento na área. O melhor de cada curso será apresentado como destaque do Salão, no dia 27 de outubro. A avaliação é feita a partir de três critérios: o resumo escrito no formulário de inscrição, a apresentação oral e o pôster do projeto. As apresentações serão abertas à comunidade geral e contam horas complementares para os estudantes.

Para mais informações sobre os critérios de avaliação, acesse aqui.