Alcar 2015 tem seu 10º encontro em Porto Alegre

alcarSite da Rede Alcar já está disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar2015

Para construir uma linha do tempo na Comunicação e analisar a ação das diferentes mídias no contexto social e político da história, foi criada Rede Alfredo de Carvallho (ALCAR), um espaço de convergência entre pesquisadores e profissionais da comunicação. E nada mais justo do que incluir em seu nome uma homenagem ao historiador, natural de Pernambuco, Alfredo de Carvalho, que em, em 1908, criou o inventário do primeiro centenário da imprensa brasileira.

Constituída formalmente na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, no dia 5 de abril de 2001, a Rede Alfredo de Carvalho se propõe a organizar encontros para que os pesquisadores, professores e alunos apresentem as conclusões de seus trabalhos, com a perspectiva de interpretar os dados coletados e construir indicadores capazes de balizar o trabalho dos historiadores e dos cientistas da comunicação. Também se propõe a discutir temas de interesse da Comunicação no Brasil.

Neste ano o 10º Encontro Nacional de História da Mídia acontece em Porto Alegre, de 3 a 5 de junho, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, e vai debater o tema “A memória na era digital”. Além do tema central, o evento também discutirá os 30 anos da redemocratização no Brasil, a entrevista na pesquisa histórica, e os dez anos de congressos da ALCAR.

Os alunos da graduação e iniciação científica têm espaço especial nos encontros da ALCAR. A Associação criou em 2010 o Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, que consiste numa exposição de trabalhos científicos de graduação e um concurso cultural. Os interessados podem submeter trabalhos para avaliação, até o dia 20 de Abril. Mais informações podem ser obtidas no no site: www.ufrgs.br/alcar2015

A Rádio IPA conversou com a Professora Maria Berenice da Costa Machado, que relatou alguns detalhes da programação do 10º Encontro Nacional.

De acordo com a presidente da Rede ALCAR, professora da faculdade de comunicação da UFRGS, doutora Maria Berenice da Costa Machado, o décimo congresso da rede ALCAR vai incluir grupos de trabalho, que atuam com a História do Jornalismo, da Publicidade e Propaganda, Mídias Digitais, Historiografia, Mídias alternativas, Audiovisual, Impresso e História da TV.

Nesses espaços serão acolhidas pesquisas encerradas e em andamento, as quais entrarão em debate. Também se inclui na programação do encontro, palestras, reuniões de grupo de trabalho, lançamento de livros, mini-cursos, exposições, oficinas e work shop.

Ouça a entrevista na íntegra com a professora Maria Berenice da Costa Machado para a Rádio IPA: