Geral

Alexandre Ernst palestra sobre as possibilidades de trabalho na área da Comunicação

alexandre ernst palestraFoto: Gustavo Carus

O coordenador de produto do Sport Club Internacional, Alexandre Ernst participou do ciclo de palestras com profissionais do mercado, organizado pelos alunos da disciplina Laboratório de Comunicação Integrada. Ele conversou com os acadêmicos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda sobre os desafios da comunicação integrada e do mercado que existe nesta área.

Formado em 2007, Ernst ingressou na Zero Hora como estagiário, quando cursava o segundo semestre do curso de Jornalismo. Cobriu muitos evento, foi editor do Click RBS, atuou como setorista do Internacional e criou o blog Mundo Gre-Nal.  Ele iniciou o bate-papo dizendo que o Jornalismo não está unicamente dentro das grandes redações. O mesmo se aplica à área da Publicidade e Propaganda e às agências. “Quando você sair da academia, não precisa pensar que há apenas a opção de trabalhar em um jornal ou em uma agência. Hoje, se você souber utilizar as tecnologias disponíveis, você se torna um centro de mídia”, conta.

O jornalista observa que há outras áreas para atuar. “A comunicação nos clubes de futebol está crescendo. É um nicho de mercado excelente para quem está começando uma carreira”. Acrescenta que é um espaço de trabalho ideal para o comunicador que gosta de futebol e de esporte. Ele apresentou um vídeo onde mostrou a estrutura de mídia do Internacional. Destacou que a equipe é formada por profissionais de Jornalismo, Relações Públicas e de Publicidade e Propaganda e salientou a importância dos diferentes perfis para a realização do trabalho.

Outro aspecto importante apontado pelo palestrante é a mudança de interesse dos clientes no momento de investir em propaganda. “As marcas não querem mais pagar 40 mil reais por um anúncio de página inteira no jornal. Ninguém mais quer investir esse valor todo. Elas pagam 10 mil para um time e ele faz a exposição de marca para mais de um milhão de pessoas. É um público muito maior do que o do jornal”, relata.

alexandre e turma comunicacao integradaFoto: Arquivo Multiverso

Ele ressalta que os futuros profissionais da comunicação que desejam ser empreendedores precisam estar cientes das dificuldades que irão encontrar, “Não se pode romantizar que tudo vai ocorrer como esperado”. Apesar das possibilidades oferecidas pelas tecnologias atuais, ele acrescenta que nenhuma delas pode substituir o trabalho árduo e contínuo. “Para aqueles que seguem carreira na comunicação, a credibilidade é fundamental para alcançar o reconhecimento e buscar novas possibilidades”.

A Profª. Dra. Valéria Deluca, que ministra a disciplina, argumenta que o objetivo da comunicação atual é alinhar os valores tradicionais da profissão, como a credibilidade, a ética e o comprometimento com a verdade, com o público e a informação à tecnologia. “Ela está disponível para todos. Temos que abrir frentes de trabalho, pois o mercado vai enxugar parte das vagas tradicionais, mas ao mesmo tempo vai expandir para novas oportunidades”, disse.

Ela destaca a importância da atividade que está sendo proposta pela disciplina de Laboratório de Comunicação Integrada. “Esta foi a segunda palestra organizada pelos alunos. Estou contente com o resultado até aqui. É fundamental que tenhamos esses momentos de contato direto com os profissionais que atuam no mercado. É uma forma de estabelecer network e ver de perto como o mercado está se movimentando”, finaliza ela.

Rádio IPA ao vivo