Publicidade e Propaganda

Aluno de Publicidade e Propaganda participa do Programa Panorama da TVE

tve henrique arsego da whip conversa sobre otimizacao em mecanismos de buscaFoto: Divulgação TVE

O formando do curso de Publicidade e Propaganda, Henrique Arsego foi um dos entrevistados do Programa Panorama da TVE. Ele falou sobre Marketing de Buscas, tema que desenvolveu no seu TCC. Atualmente, ele trabalha gerenciando a área de Link Patrocinados e SEO, da Whip, empresa especializada em gestão de conteúdo e marketing de buscas.

O Multiverso conversou com Henrique sobre a experiência em participar do programa de televisão e também sobre o trabalho que ele vem desenvolvendo com os clientes na busca por melhores resultados de performance nas redes sociais. Ele vê sua participação no programa como um reconhecimento do seu trabalho. “Ao longo do tempo, fui ganhando confiança para lidar com clientes, participar de reuniões e tomar decisões. A entrevista foi um bom teste para manter a calma e a capacidade de me expressar”, comenta ele.

O publicitário comentou sobre o início da sua trajetória profissional, quando trabalhou na área de criação fazendo cards para o Facebook e peças de e-mail marketing. Em seguida, passou a atuar com links patrocinados e Facebook Ads. “Patrocinava os posts e cuidava da verba dos anúncios. Após, fiz um curso de Desenvolvimento Web e descobri o SEO. Com o tempo, fui estudando mais sobre o Google”.

Sobre as demandas e o perfil dos clientes da Whip, ele contou que nem sempre aumentar as vendas é o maior objetivo dos clientes, pois depende muito do segmento. “Se for serviços, o objetivo é aumentar o contato dos clientes, leads. Se for e-commerce, o que importa é o faturamento. Além disso, existem outras KPIs, como: número de usuários, sessões, taxa de rejeição e conversões assistidas”, revelou.

Sobre as pesquisas feitas na internet, Arsego revelou que a busca dos usuários tem se tornado cada vez mais completa, pois eles estão entendendo como os resultados funcionam. “Antigamente, o número médio de palavras na busca era de 1 a 3. Hoje, está de 3 a 5. Além disso, o Google tem evoluído muito sua inteligência artificial. Dentre suas qualidades estão compreender o sentido da busca do usuário e apresentar resultados cada vez mais precisos”.

Henrique deixa uma dica para quem quer ingressar no mercado digital ou em qualquer outra área da comunicação. “O mais importante é buscar aprender o máximo que puder, sobre tudo o que puder, estudar sem preconceitos, ler de tudo, não ter uma opinião ‘formada’ sobre nada. Quanto mais certeza temos das coisas, menos conseguimos evoluir. Mude de área se for necessário, mas não se conforme com as limitações. A vida sempre recompensa aqueles que têm coragem de buscar”.

Rádio IPA ao vivo