Seminário Latinoamericano de Turismo debate Inovação e Tecnologia

seminario turismo lancamento quatro livrosFoto: Giulian Cavalli

O curso de Turismo realizou a 5ª edição do Seminário de Turismo Latinoamericano sobre Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade no Turismo. Este ano o tema do evento foi Inovação e Oportunidades. Foram três dias de atividades com lançamento de livros, feira de profissões, oficinas e apresentação de artigos científicos.

seminario turismo bridiFoto: Giulian Cavalli

O coordenador do curso de Turismo, Prof. Dr. Guilherme Bridi comenta que o seminário contou com a presença de profissionais de alto nível que exemplificaram as boas práticas sobre inovação, tecnologia e projetos. “Eles são vanguardistas nessa área de atuação do Turismo no Brasil e na América Latina”, disse ele.

seminarip turismo oficina gastronomiaFoto: Arquivo Pessoal

A egressa de Turismo, Bianca Caneppele diz que o seminário é uma contribuição extremamente positiva e valiosa por possibilitar o contato com profissionais e colegas que já atuam na área. “Através de suas experiências e relatos, se contribui para uma aprendizagem sobre o mercado de trabalho, projetos e vivências”, ressalta. Bianca participou da oficina gastronômica, ela conta que atividade foi diferenciada pela informalidade e aproximação entre palestrante e alunos. “Adquirimos conhecimentos básicos da cozinha com dicas e demonstrações, além da realização de uma degustação”, complementa.

livro turismo quinto seminarioFoto: Giulian Cavalli

Outro momento marcante do Seminário foi o lançamento de três livros do Turismo em parceria com os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. “Lançar o primeiro livro é um grande incentivo para alguém que deseja seguir a vida acadêmica, além de contribuir muito para o conhecimento do aluno”, explica a egressa do curso de Turismo, Jéssica Nunes.

A docente dos cursos de Comunicação e coordenadora do Multiverso, Profa. Dra. Valéria Deluca destaca que este foi um importante passo para a consolidação da parceria entre os cursos e pela valorização da pesquisa científica ainda na graduação. “Este é um ideal que perseguimos. Assim, contemplamos a tríade ensino, pesquisa e extensão na formação de nossos egressos”.

seminario turismo palestraFoto: Arquivo Pessoal

Onze instituições oriundas da Argentina, Portugal e Brasil participaram do evento, sendo que as produções intelectuais foram publicadas nas últimas três edições. A Profa. Dra. Cláudia Tacques salienta que a elaboração de artigos se propõe a propiciar a divulgação de trabalhos acadêmicos que promovam o compartilhamento de pesquisa e aprendizado. “Acredito que seja uma forma de encerrar o seminário de forma excepcional, uma vez que houve troca de conhecimentos e os alunos aprendenram muito nesses momentos”, afirma.

Rádio IPA ao vivo