Presidente da Pampa encerra ciclo de palestras promovido por alunos

alenxadre e turma comunicacao integradaFoto: Giulian Cavalli

O presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret conversou sobre a realidade da empresa e a importância de produzir conteúdos relevantes para manter os negócios e sobreviver no cenário atual da Comunicação. O evento faz parte de um ciclo de palestras organizado pelos alunos da disciplina de Laboratório de Comunicação Integrada. Com a coordenação da Profa. Dra. Valéria Deluca, a proposta é receber profissionais para debater sobre a situação atual do mercado bem como o futuro da área, com ênfase na Comunicação Integrada.

Gadret incentivou os alunos a produzirem, ao comentar que com um celular é possível ser um provedor de conteúdo de qualidade, assim como um veículo de comunicação. “Hoje, é possível reunir alguns profissionais com aptidões e ter sucesso naquilo que se deseja fazer”, disse. Ele esclarece que não é fácil fazer esse trabalho, mas, no mundo digital atual, conteúdos específicos são uma oportunidade visto que os grandes veículos não conseguem ou muitas vezes, não querem atender esse público.

O presidente acrescenta que se o modelo de um projeto, por menor que seja, for bem executado, pode acabar sendo absorvido por um veículo. Logo, o que importa é o material. Ele exemplifica com o caso do programa Destemperados, que foi integrado a um grande grupo de Comunicação. “É um projeto feito com propriedade, por competentes profissionais, que cresceu e foi percebido pela empresa”, afirma.

alexandre gadret palestra com integradaFoto: Gustavo Carus

Sobre a competição de empresas no mercado, Alexandre contou que sua principal preocupação não é com os demais veículos e sim com o Spotify e as plataformas on demand. Ele explica que apesar do rádio FM ainda ser ouvido pela maioria dos gaúchos, ter penetração espetacular e ser de fácil acesso, ainda assim, a internet é uma ameaça. “Ela é cada vez mais disseminada, tornando-se acessível. Os equipamentos estão mais baratos e melhores e o conteúdo gerado é superior e mais em conta”, reconhece.

Ele complementa que a preocupação da Rede Pampa é com um player global que faça com que o mercado fique ameaçado. “Precisamos estar atentos e fazer o nosso trabalho com competência”. Contudo, Gadret, com convicção, diz que se uma empresa for a melhor ao trabalhar com um determinado assunto, independente da mídia, o retorno vai ocorrer. “Se o meu conteúdo for relevante para o público que está interessado no tema, ele vai me achar”, conclui.

O presidente encerrou a palestra falando sobre o processo de comunicação com os colaboradores da sua empresa. Ele pondera a necessidade de uma diversidade de ações para levar a informação até a cada público interno. “Há profissionais de escritório que tem seu e-mail e atuam de maneira convencional. Outros são operacionais e não possuem uma estação de trabalho. É preciso ter diferentes formas e plataforma de comunicação para chegar a cada um deles”. Destaca que é necessário ser muito criativo para manter todos informados daquilo que é importante. Mas, esclarece que não adianta querer publicar algo para todo mundo ao mesmo tempo, pois isso “pode acabar sendo um tiro no pé”, brinca ele. Ele finaliza dizendo que o objetivo da Pampa é tentar efetuar uma boa comunicação com os funcionários dentro dos meios possíveis e imagináveis.