UAM

UAM lança revista em comeração

festa uam revistaFoto: Arquivo UAM

A Universidade do Adulto Maior lança revista em comemoração aos 14 anos da UAM. A obra conta a trajetória do curso, o relato dos professores sobre a experiência de ministrar as oficinas para os idosos e textos produzidos pelos próprios alunos. A equipe do Multiverso participou do projeto, com a produção e finalização da revista.

O aluno da UAM, Sergio Carvalho foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. Ele relata com alegria e satisfação o encerramento de um ciclo da UAM com o lançamento da revista. “Desde que surgiu a ideia do projeto, tivemos percalços, mas o importante é que a revista foi feita e entregue”, disse.

uam lancamento ipa discursoFoto: Arquivo UAM

Outro aluno, Alorino Kuse elogia e agradece o IPA e aos alunos que contribuíram para a realização do sonho da revista da turma.  Durante os doze anos que Alorino frequenta a UAM, ele afirma que o maior legado que as aulas deixaram em sua vida são as amizades que fez ao longo de mais de uma década. “Conforme os alunos entram para UAM, nós vamos nos conhecendo e nos associando uns com os outros até formar esse grande grupo”, declara.

A coordenadora da UAM, Profa. Ms. Rosena Papaleo diz que o lançamento da revista é um dos momentos mais significativos da UAM. “Havia uma expectativa muito grande dos integrantes quando se propôs em fazer a revista. Agora, que está concluída, é muito bom ver eles felizes com algo que produziram”, informa.

uam festa comemoracao revistaFoto: Arquivo UAM

A docente da UAM, Profa. Ms. Maristela Franco explica que o conteúdo da revista foi produzido por pessoas que acreditam que podem fazer a diferença na sociedade. “Projetos como estes são uma contribuição para a população, principalmente, para mostrar que o idoso não precisa ser uma pessoa ociosa e inerte”, esclarece. Segundo Maristela, as pessoas precisam entender que a terceira idade tem muito a contribuir com sua experiência e maturidade.

O Prof. Ms. Alexandre Petry, que participou da concepção do projeto, comenta que a iniciativa é importante para os alunos, pois os transformou de meros expectadores a pesquisadores, assumindo papel de protagonismo na construção do conhecimento. “Eu os desafiei a construírem algo. Fiz diversas provocações reiterando que a Universidade é local de construção do conhecimento, sendo que eles não poderiam ficar passíveis apenas assistindo as aulas”, complementa. Ele expõe que é um prazer lecionar para eles devido ao aprendizado mútuo entre professor e aluno. “A turma possui muito conhecimento. São cerca de 60 estudantes na minha disciplina, todos acima de 60 anos. Somando-se as idades, a turma tem quase 4000 anos de experiência”, conclui.

uam revista festaFoto: Arquivo UAM

A execução do projeto da revista da UAM contou com a colaboração da equipe Multiverso. A coordenadora do Multiverso, Profa. Dra. Valéria Deluca explica que os laboratórios e agências experimentais dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda participaram da redação dos textos, produção das fotografias e da edição e finalização do projeto gráfico da revista. “Para nós, é uma honra participar de uma atividade dessa natureza. Mais do que contribuir com nossa expertise, estamos valorizando uma iniciativa do IPA que é simplesmente, incrível. A UAM é dos projetos mais simbólicos que conheci. Trazer o adulto maior de volta ao ambiente acadêmico é unir gerações em torno do conhecimento”, finaliza ela.