IPA realiza a 2ª Feira do Empreendedor

produto salgados veganosFoto: Giulian Cavalli

A Feira do Empreendedor é uma atividade realizada na disciplina de Empreendedorismo. Os alunos de Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda e do curso de Jornalismo desenvolvem um projeto de negócio durante o semestre. Os trabalhos, orientados pelo Prof. Ms. Carlos Lencini, foram apresentados para a comunidade acadêmica.

grupo pizzaFoto: Giulian Cavalli

Na disciplina, ressalta Lencini, muitas vezes, os alunos não entendem a teoria, então, é necessário trazer a prática para a sala de aula. “Proporcionamos essa experiência para instigar novos negócios em áreas diferentes de atuação como pet shops, alimentação, serviços, entre outras”, informa.

produto saboeriaFoto: Giulian Cavalli

O professor salienta que o intuito é trazer práticas com ideias inovadoras para gerar renda, algo que faça a diferença na sociedade. Ele expõe que no início do semestre, os alunos achavam que a atividade era difícil. Entretanto, agora, “fica evidente que estão satisfeitos com a vivência. Eles estão organizados com uniforme, marca, logotipia e se apresentando aqui na feira. Eles conseguiram transformar a teoria em algo real e prático”, disse.

grupo saboeriaFoto: Giulian Cavalli

Para alguns alunos, além do desafio empreender, houve a necessidade de aprender conhecimentos de outras áreas para execução do projeto. É o caso da estudante de Jornalismo, Sabrina Dias. “Essa atividade foi um desafio, mas também, uma oportunidade de crescimento”, revela. O grupo de Sabrina criou um sabonete sustentável, fabricado com óleo já utilizado e essência de frutas. Ela explica que cada litro de óleo descartado de maneira incorreta causa a contaminação de milhares de litros de água. “A ideia é incentivar o IPA a disponibilizar um ponto de coleta de óleo aqui na instituição”, afirma.

grupo arte na tortaFoto: Giulian Cavalli

O estudante de Ciências Contábeis, Douglas Medeiros, conta que o interesse em produzir mini tortas surgiu por notar que o mercado não costuma ofertar esse tipo produto. “É algo diferente que não se encontra em todo lugar. Além disso, o diferencial do nosso doce é que usamos apenas frutas, não colocamos essência”. Douglas ressalta que deseja levar o trabalho adiante para o mercado, mas que precisou fazer esse teste na feira para ver a aceitação dos consumidores e ter o feedback sobre o produto. “Nós queremos esperar a oportunidade ideal para iniciar, porque agora é época de calor e o produto não vende tanto. Nosso grupo pensa realmente em comercializar”, complementa.

grupo my petsFoto: Giulian Cavalli

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas tem sido parceiro do IPA em eventos com viés empreendedor e participa da Feira do Empreendedor desde a primeira edição. A egressa da instituição e Assistente Técnica do SEBRAE, Samia Moraes relata que é importante fomentar o empreendedorismo não apenas no curso de Administração, mas também, em todas as áreas. “O estudante aprimora seus conhecimentos e fica motivado para implementar o próprio negócio ou pelo menos, fica mais integrado ao processo administrativo de uma empresa”, conclui.

Rádio IPA ao vivo