·

·

· · ·

Palestra

Arthur Gubert palestra sobre inovação, tendências e SXSW

arthur gubert palestra ipaFoto: Eduarda Ficagna

Para comemorar o fim de mais um ano acadêmico, o IPA recebeu o produtor do programa Pretinho Básico, da rádio Atlântida, Arthur Gubert. O comunicador conversou com alunos do curso da instituição sobre inovação, tendências e outros temas que ele acompanhou no evento South by Southwest (SXSW), em Austin, no Texas.

Arthur explica que essa palestra é “uma espiadinha no futuro” das novas ideias e movimentos que estão acontecendo no mundo inteiro. Algo que serve para todas as áreas do conhecimento. “A comunicação pode ser aplicada em qualquer área de atuação, pois as coisas se misturam e isso é muito bom”, disse.

arthur palestra sxswFoto: Eduarda Ficagna

Além de produtor, Arthur é coordenador de Estratégias Digitais e Inovação do Grupo RBS. Ele contou sobre sua experiência no SXSW, evento que reúne diversos festivais sobre cinema, música e tecnologia. “O evento proporciona inovação, criatividade e oportunidade de trabalho”, informa. Exemplo disso, são o Twitter e o Foursquare que foram lançados no SXSW.

Um dos tópicos abordados foi o Big Data, que consiste em um grande volume de dados armazenados sobre um público. As empresas utilizam esta ferramenta para entender o padrão do seu consumidor. “Não vai ser mais necessário entrevistar as pessoas para se obter um perfil do consumidor, porque todas essas informações já estão disponíveis na nuvem”, afirma.

palestra arthur gubert ipa inovacaoFoto: Daiana Berto

Devido a isso, ele acredita que consultores correm o risco de perder o emprego. “Por que vou contratar uma empresa de consultoria se eu posso acessar o banco de dados da minha empresa e ter a resposta na hora?”, questiona. O produtor salienta que outros empregos vão desaparecer por causa da tecnologia. Todavia, não há necessidade para temer isso, basta saber com antecedência o que vai acontecer para se adaptar.

Com a rápida evolução da tecnologia, Arthur adverte sobre a responsabilidade na criação de inteligência artificial. “Quem garante que a máquina não vai desenvolver uma ética ou julgamentos próprios?”. Ele exemplifica um caso em que duas máquinas foram colocadas para conversar. Cada uma sabia uma língua diferente. O objetivo era ver quanto tempo elas levariam para aprender a uma com a outra. No final do teste, além de conseguirem se comunicar, elas criaram uma língua própria que os envolvidos no projeto não conheciam e não decifraram.

palestra arthur inovacao palestraFoto: Daiana Berto

No SXSW, Arthur diz que a palavra mais ouvida para quem deseja inovar e empreender é ‘erre’. Ele esclarece que as ideias não valem mais nada, o importante é que as pessoas ajam e se arrisquem. “Não adianta ter uma ideia genial e não colocá-la em prática. Por isso, não tenham medo de errar, executem a ideia”, aconselha.

Ele encerrou o bate-papo explicando que inovar não é mover uma montanha. Ás vezes, é uma pequena ação como deixar o carro em casa e optar por ir ao trabalho de bicicleta. “Inovação é um exercício diário. São coisas que ajudam a vida das pessoas. É tudo que podemos fazer para consumir menos energia e ter mais eficiência no nosso dia a dia”, finaliza.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

Rádio IPA ao vivo

· · ·