IPA e CIEE: nove turmas em dois anos de parceria

nona turma ciee dezembroFoto: Daiana Berto

A parceria entre o curso de Jornalismo do IPA e o Programa Cidadania e Talento.com, promovido pelo CIEE-RS completa dois anos. O objetivo é capacitar jovens para o mercado de trabalho. No IPA, os alunos aprendem sobre a importância e o uso da internet e das redes sociais com responsabilidade e com o intuito de promover a cidadania. Durante a atividade, eles manuseiam câmeras profissionais de foto e vídeo, participam da gravação de programas de rádio sobre temas da atualidade e trocam ideias com professores e técnicos dos laboratórios de Comunicação.

ciee dezembro oficina videoFoto: Daiana Berto

A cada visita do CIEE, mais estudantes vem conhecer o IPA e participar da oficina que integra o módulo Comunicação Eficaz. Para a maioria, é o primeiro contato com uma universidade. Em dois anos de parceria, nove turmas visitaram a instituição, mas cada uma com a sua peculiaridade. São alunos com sonhos, qualidades e interesses diferentes. Contudo, o trabalho de conscientização é o mesmo: esclarecer sobre a importância e o uso responsável das tecnologias e colaborar na formação de cidadãos mais conscientes.

ciee dezembro fotos terceiraFoto: Daiana Berto

É o momento para o jovem entender como a comunicação é relevante, seja como ferramenta de denúncia dos problemas da cidade ou como opção profissional. A coordenadora do Multiverso, Profa. Dra. Valéria Deluca, conversa com os alunos sobre o uso das redes sociais e a influencia na sociedade e na construção da imagem de cada sujeito que faz uso das plataformas digitais. “Eles precisam compreender o poder que a web oferece ao usuário e usar esta força para o bem comum”.

ciee dezembro fotos
Foto: Daiana Berto

Uma das atividades que mais chama a atenção dos alunos é participar da gravação do programa de rádio. Esta é uma experiência considerada única para muitos alunos e traz um grande desafio: a perda da timidez. Para a estudante, Clarissa Corrêa, 17 anos, foi um sonho entrar em um estúdio de rádio. Ela comenta que foi maravilhoso ter a chance de manusear equipamentos profissionais. “Não é todo dia que se tem essa oportunidade”, disse. Clarissa diz que busca fazer sua parte para melhorar a sociedade. Ela já postou no Facebook textos sobre a comunidade LBGT e a situação dos garis que não recebiam salário. “Eu posto na rede social, porque é algo que eu posso fazer e está ao meu alcance”, relata.

ciee dezembro fotos segundaFoto: Daiana Berto

A coordenadora pedagógica do programa, Renata de Ávila, conta que as atividades realizadas nas oficinas ampliam a visão dos alunos e despertam o interesse em aprender sempre mais. “A expectativa para o ano que vem é oportunizar que mais jovens possam praticar a comunicação de uma forma assertiva na vida profissional e pessoal”, complementa.