Turismo abaixo de zero

turismo em canada primeira
Foto: Arquivo curso de Turismo

A Capital gaúcha, onde está sediado o Centro Universitário Metodista – IPA registrou 38 graus de temperatura na segunda semana de dezembro. Mas um grupo de estudantes da instituição experimentou uma sensação bem diferente: neve e termômetros marcando 21 graus negativos! Em 2017, a tradicional missão internacional do curso de Turismo visitou o Canadá, um dos principais destinos da atualidade e um país em pleno desenvolvimento socioeconômico.

embaixada brasileira toronto turismoFoto: Katia Irribarem

Segundo o coordenador do curso, prof. Dr. Guilherme Bridi, este é o local mais distante que o grupo já esteve em seis anos de missões acadêmicas. “Foi possível perceber o quanto o Canadá se tornou um país multicultural, realidade que é um excelente campo de estudo para os turismólogos", afirma.

A missão reuniu 21 pessoas, entre professores, alunos/as e egressos/as do curso, de 05 e 16 de dezembro. A extensa agenda oficial compreendeu compromissos nas cidades de Toronto - George Brown College e Embaixada Brasileira, Ottawa - Universidade de Ottawa, e Quebec City - Universidade Laval.

turismo em ottawaFoto: Suyane Martins

Como produto das parcerias realizadas, em cooperação com a Embaixada Brasileira em Toronto, já estão previstas para 2018 pesquisas em nível de TCC e Mestrado sobre demandas de turistas canadenses em relação aos destinos turísticos brasileiros. Com a George Brown College houve tratativas para envio de estudantes do Turismo para cursar o primeiro semestre na instituição.

george brown university toronto
Foto: Gabriela Issi

Em sua primeira participação, o aluno Gustavo Rigobello, que cursa o terceiro semestre, destaca a importância das viagens internacionais para a qualificar a formação profissional na área. "Para quem ainda não pode ter essa experiência, entendo que é muito importante um planejamento pessoal para se conseguir realizar essas viagens, pois vale muito a pena".

Em anos anteriores, o curso esteve na Argentina, Uruguai, Colômbia, México e Estados Unidos.

Rádio IPA ao vivo