Alunos do Turismo promovem intervenções turísticas em Porto Alegre

atividade mensagem na caixa turismo
Foto: Arquivo curso de Turismo

Os alunos do curso de Turismo realizaram a atividade ‘Coletivo Temporário, Turismo e Urbanidades’. O exercício consiste em gerar ações coletivas a partir de intervenções temporárias em espaços públicos considerados pontos turísticos ou com potencial para isso. A prática faz parte da disciplina Tópicos Especiais em Turismo e Hotelaria, ministrada pela Profa. Ms. Fernanda Costa.

topicos especiais em turismo e hotelariaFoto: Arquivo curso de Turismo

A disciplina inicialmente era teórica, mas, após observações dos alunos, transformou-se em teórico-prática. Eles argumentaram que as pessoas e/ou o poder público não prestavam o devido cuidado e não promoviam os espaços públicos. “A partir de então, passou-se a trabalhar a teoria do ponto de vista da formação cidadã dos educandos, colocando-os como corresponsáveis do espaço público”, conta Fernanda. Ela acrescenta que os profissionais devem se colocar como agentes viabilizadores de acesso a manifestações diversas no meio urbano.

mensagem e troque livroFoto: Arquivo curso Turismo

A estudante de Turismo, Aryelle Minamino afirma que a disciplina contribuiu de forma intelectual e criativa, além de melhorar sua percepção sobre o ambiente turístico que a cidade dispõe. “Com essa atividade é possível desenvolver mais ideias para transformar nossos ambientes que são pouco utilizados e criar maior interação entre os espaços e as pessoas”, disse.

Os projetos foram feitos para estimular a apropriação espacial. Conheça um pouco mais sobre cada um.

Projeto: Procura-se mais Turismo

O objetivo era distribuir cartazes pela cidade no estilo ‘procurado’, com imagens dos atrativos turísticos de Porto Alegre. Os cartazes indicavam o benefício da visita ao local. Uma simples mensagem pode despertar a curiosidade das pessoas para visitas e apreciação do local.

recado na parede atividade turismoFoto: Arquivo curso de Turismo

Projeto: Olhe o Degrau – Escadaria João Manoel

Essa intervenção urbana teve o intuito de chamar a atenção da população para a escadaria João Manoel, que muitas vezes passa desapercebida. Foram distribuídas mudinhas de plantas nos degraus das escadas. Os participantes puderam escrever mensagens e dizeres em recortes de cartolina colorida para enfeitar o local. A intenção é dar vida e cor a escadaria, mas sem agredir o meio ambiente ou modificar o monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura.

livros escadaria joao manoelFoto: Arquivo curso de Turismo

Projeto: Livros na Rua: doações e troca na escadaria João Manoel

A proposta criou um espaço para distribuição e troca de livros.  Além da escadaria João Manoel, os alunos estiveram na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre.

turismo troque por um livroFoto: Arquivo curso de Turismo

Projeto: Mensagem na Caixa

Nesse projeto, os alunos estiveram na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre fazendo a troca de mensagens por livros, informações turísticas e mudas de plantas. Os participantes podiam levar obras literárias para doar ou trocar. Os títulos restantes foram doados para o Banco de Livros de Porto Alegre.

Rádio IPA ao vivo