Welcome Home

Comunicação e as redes sociais nas eleições de 2018 é tema da Aula Magna dos cursos de Comunicação

welcome home aula magna geral capaFoto: Daiana Berto

O retorno das aulas dos acadêmicos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda foi marcado por evento em dose dupla: o Welcome Home e a Aula Magna. Primeiramente, foram apresentadas as conquistas e as principais atividades que serão realizadas pelos cursos no decorrer do semestre. Após, aconteceu um bate-papo sobre a comunicação e as redes sociais nas próximas eleições, com a presença de importantes profissionais da área.

welcome home aula magna nancy fabioFoto: Daiana Berto

O coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Berti e a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Ms. Nancy Vianna deram as boas-vindas aos presentes. “Nesta noite, escolhemos um tema muito especial, a Constituição Cidadã. São 30 anos da promulgação”, conta Nancy. “Para quem estudou história, sabe da importância da Carta Magna. Ela fundamenta os princípios como a Liberdade Expressão e os Direitos do Consumidor”, afirma Fabio.

A reitora Profa. Dra. Analise Coelho Nunes participou do evento e deu um importante recado para os acadêmicos. “É muito fácil reclamar do Brasil e não se interessar por política. A pessoa não percebe que está adotando uma posição política de conformismo”, relata. Ela reforça que não se pode pensar dessa maneira, ainda mais, no momento atual que o país atravessa.

assinatura projeto estagio obrigatorioFoto: Daiana Berto

Welcome Home

O Welcome Home é um evento organizado para apresentar à comunidade acadêmica as principais ações dos cursos.  Este ano, um importante convênio foi firmado entre o IPA e Coletiva.net. A reitora e a publisher do portal, Márcia Christofoli assinaram contrato que viabiliza que os alunos da disciplina de Estágio Obrigatório I, vinculada ao curso de Jornalismo, desenvolvam atividades práticas junto à empresa. “Agradeço a parceria. As portas da Coletiva.net vão estar sempre abertas. Novos projetos virão”, anunciou Márcia. A empresa é parceira dos cursos de Comunicação do IPA, que juntos desenvolvem várias atividades juntas.

welcome home aula magna valeria maristelaFoto: Daiana Berto

Outro destaque foi a mostra dos trabalhos realizados em 2017. Destaques para o 2º Seminário de Comunicação Integrada, o XChange e a Revista Fólio. Essa, recentemente, recebeu uma nova avaliação de Qualis, por parte da Capes, passando da categoria B5 para B4. “Esta é uma conquista de todos, alunos e professores dos cursos de Comunicação e de Turismo. Na Revista Fólio buscamos formar profissionais qualificados e desenvolver importantes pesquisas científicas.”, comemorou Profa. Dra. Valéria Deluca, uma das editoras da publicação.

Juntamente com a Profa Ms. Maristela Franco, a Profa. Valéria apresentou as atividades previstas para o primeiro semestre de 2018. Maristela destacou o XChange que neste ano acontece no mês de maio. “É uma competição entre equipes, formadas por alunos da PP e do Jornalismo, trabalhando de forma integrada para melhor atender um cliente real”, destacou ao lembrar que a parceria com a empresa Cadastra continua e que ela vai sediar a atividade.

welcome home aula magna roberto pintaudeFoto: Daiana Berto

As professoras ainda comentaram da organização de livros com artigos oriundos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos no ano passado. E destacaram as vagas de estágio remunerado que estão sendo oferecidas pelo Multiverso. Na sequência, o publicitário, Roberto Pintaúde, convidou os alunos para criarem campanhas de divulgação da rádioweb WNews.

welcome home aula magna convidados mediadoresFoto: Daiana Berto

Aula Magna

Em seguida, iniciou a Aula Magna. Os alunos, Carlos Alonço Jr., do curso de Jornalismo, e Janine Guimarães, da Publicidade e Propaganda, chamaram os palestrantes da noite. O publicitário Zeca Honorato, o social media Rafa Bandeira e o jornalista Gilberto Jasper participaram de um bate-papo sobre A Comunicação em Rede nas eleições de 2018.

“Antes as campanhas de eleição ocorriam por meses, agora, duram apenas 45 dias”, destaca o publicitário Zeca Honorato. Ele ressalta que, antigamente, milhões de reais eram investidos para eleger um político. “Com as redes sociais, é possível eleger sem grandes custos. Além disso, são um canal de comunicação que funciona 24 horas”, informa.

O jornalista, Gilberto Jasper, comenta que devido o curto período da campanha, o trabalho de conferir informações e desmentir fake news se torna mais difícil. Gilberto recorda a história do Brasil no período militar, que resultou nos ‘Anos de Chumbo’. “Durante anos, muitas pessoas sofreram todos tipos de violência para que, hoje, possamos escrever o que queremos”, salienta.

Por sua vez, o social media, Rafa Bandeira ressaltou que as redes sociais ainda não possuem força para fazer um candidato ganhar a eleição. As mídias tradicionais ainda abrangem a maioria da população. “Elas podem até não ganhar, mas conseguem derrubar um candidato”, esclarece. Ele exemplifica com o caso da Ana Amélia, candidata a governadora do RS na campanha de 2014. Na época, ela sofreu duas denúncias e, na avaliação dele, por não ter se defendido, acabou perdendo muitos eleitores, resultando na derrota.