· · ·

Welcome Home

Comunicação e as redes sociais nas eleições de 2018 é tema da Aula Magna dos cursos de Comunicação

welcome home aula magna geral capaFoto: Daiana Berto

O retorno das aulas dos acadêmicos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda foi marcado por evento em dose dupla: o Welcome Home e a Aula Magna. Primeiramente, foram apresentadas as conquistas e as principais atividades que serão realizadas pelos cursos no decorrer do semestre. Após, aconteceu um bate-papo sobre a comunicação e as redes sociais nas próximas eleições, com a presença de importantes profissionais da área.

welcome home aula magna nancy fabioFoto: Daiana Berto

O coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Berti e a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Ms. Nancy Vianna deram as boas-vindas aos presentes. “Nesta noite, escolhemos um tema muito especial, a Constituição Cidadã. São 30 anos da promulgação”, conta Nancy. “Para quem estudou história, sabe da importância da Carta Magna. Ela fundamenta os princípios como a Liberdade Expressão e os Direitos do Consumidor”, afirma Fabio.

A reitora Profa. Dra. Analise Coelho Nunes participou do evento e deu um importante recado para os acadêmicos. “É muito fácil reclamar do Brasil e não se interessar por política. A pessoa não percebe que está adotando uma posição política de conformismo”, relata. Ela reforça que não se pode pensar dessa maneira, ainda mais, no momento atual que o país atravessa.

assinatura projeto estagio obrigatorioFoto: Daiana Berto

Welcome Home

O Welcome Home é um evento organizado para apresentar à comunidade acadêmica as principais ações dos cursos.  Este ano, um importante convênio foi firmado entre o IPA e Coletiva.net. A reitora e a publisher do portal, Márcia Christofoli assinaram contrato que viabiliza que os alunos da disciplina de Estágio Obrigatório I, vinculada ao curso de Jornalismo, desenvolvam atividades práticas junto à empresa. “Agradeço a parceria. As portas da Coletiva.net vão estar sempre abertas. Novos projetos virão”, anunciou Márcia. A empresa é parceira dos cursos de Comunicação do IPA, que juntos desenvolvem várias atividades juntas.

welcome home aula magna valeria maristelaFoto: Daiana Berto

Outro destaque foi a mostra dos trabalhos realizados em 2017. Destaques para o 2º Seminário de Comunicação Integrada, o XChange e a Revista Fólio. Essa, recentemente, recebeu uma nova avaliação de Qualis, por parte da Capes, passando da categoria B5 para B4. “Esta é uma conquista de todos, alunos e professores dos cursos de Comunicação e de Turismo. Na Revista Fólio buscamos formar profissionais qualificados e desenvolver importantes pesquisas científicas.”, comemorou Profa. Dra. Valéria Deluca, uma das editoras da publicação.

Juntamente com a Profa Ms. Maristela Franco, a Profa. Valéria apresentou as atividades previstas para o primeiro semestre de 2018. Maristela destacou o XChange que neste ano acontece no mês de maio. “É uma competição entre equipes, formadas por alunos da PP e do Jornalismo, trabalhando de forma integrada para melhor atender um cliente real”, destacou ao lembrar que a parceria com a empresa Cadastra continua e que ela vai sediar a atividade.

welcome home aula magna roberto pintaudeFoto: Daiana Berto

As professoras ainda comentaram da organização de livros com artigos oriundos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos no ano passado. E destacaram as vagas de estágio remunerado que estão sendo oferecidas pelo Multiverso. Na sequência, o publicitário, Roberto Pintaúde, convidou os alunos para criarem campanhas de divulgação da rádioweb WNews.

welcome home aula magna convidados mediadoresFoto: Daiana Berto

Aula Magna

Em seguida, iniciou a Aula Magna. Os alunos, Carlos Alonço Jr., do curso de Jornalismo, e Janine Guimarães, da Publicidade e Propaganda, chamaram os palestrantes da noite. O publicitário Zeca Honorato, o social media Rafa Bandeira e o jornalista Gilberto Jasper participaram de um bate-papo sobre A Comunicação em Rede nas eleições de 2018.

“Antes as campanhas de eleição ocorriam por meses, agora, duram apenas 45 dias”, destaca o publicitário Zeca Honorato. Ele ressalta que, antigamente, milhões de reais eram investidos para eleger um político. “Com as redes sociais, é possível eleger sem grandes custos. Além disso, são um canal de comunicação que funciona 24 horas”, informa.

O jornalista, Gilberto Jasper, comenta que devido o curto período da campanha, o trabalho de conferir informações e desmentir fake news se torna mais difícil. Gilberto recorda a história do Brasil no período militar, que resultou nos ‘Anos de Chumbo’. “Durante anos, muitas pessoas sofreram todos tipos de violência para que, hoje, possamos escrever o que queremos”, salienta.

Por sua vez, o social media, Rafa Bandeira ressaltou que as redes sociais ainda não possuem força para fazer um candidato ganhar a eleição. As mídias tradicionais ainda abrangem a maioria da população. “Elas podem até não ganhar, mas conseguem derrubar um candidato”, esclarece. Ele exemplifica com o caso da Ana Amélia, candidata a governadora do RS na campanha de 2014. Na época, ela sofreu duas denúncias e, na avaliação dele, por não ter se defendido, acabou perdendo muitos eleitores, resultando na derrota.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·