Palestra discute "1989 - A maior eleição da história"

{youtube}

{/youtube}

Com o tema Comunicação e Política - 1989 -1992 -2015, o historiador Rodrigo Aguiar Gomes, autor do livro “1989 - A maior eleição da história”, manteve atentos os alunos do Jornalismo e da Publicidade e Propaganda, que lotaram o Auditório da Biblioteca, do Centro Universitário Metodista IPA, na última sexta-feira, 10/04.

Na abertura do evento, foi reproduzida a radiorreportagem “1989- A história da eleição presidencial”, realizada pelos alunos: Graziela Silva, Jair Farias e Luigi Bittencourt. O trabalho foi realizado na disciplina de Produção e Edição de Áudio, do professor Léo Nuñez, no segundo semestre de 2014.

Ao se referir a Tancredo Neves como “O velhinho que ia resolver todos os nossos problemas”, Rodrigo Aguiar Gomes revelou de forma clara o momento delicado que o Brasil se encontrava naquele período em que a ditadura chegava ao fim. Tempos de incertezas, economia cambaleante, inflação abusiva e brasileiros descontentes. Durante cerca de duas horas, o historiador fez um apanhado geral de sua obra, ilustrando com vídeos, fotos e matérias de jornais da época. Traçou um perfil dos principais candidatos na primeira eleição direta para presidente da República, após 20 anos de ditadura militar. Ainda destacou o caos político e econômico encontrado antes, durante e depois do pleito de 1989, que elegeu Fernando Collor de Mello, o único presidente deposto por um processo de impeachment no Brasil.

A forma como Collor chegou e saiu do poder, sempre com uma grande influência da mídia, o desgaste de sua imagem junto a população e o papel da imprensa, em especial da TV nesse processo, foram outros pontos fortes da palestra do historiador. Com muita propriedade, Gomes conduziu as analogias entre aquele período da história e o atual momento político do País. Por fim, foram abertas perguntas ao público presente.

Ao final da palestra, falou ao Universo IPA. Enfatizou o perfil do aluno IPA e a forma como conduzem as questões políticas de forma tranquila. “Percebi um nível elevado aqui, ao final da palestra tivemos intervenções relevantes dos alunos. Isso só mostra que o jovem se interessa sim por política”, frisou.

ENADE 2015

O evento faz parte das comemorações dos 10 anos dos cursos de Comunicação do IPA. Também integrou a programção envolvendo o ENADE 2015. De acordo com a professora Valéria Deluca, há um compromisso da instituição em orientar o aluno para a prestação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Na abertura da palestra, que abordou a histórica eleição pós-ditadura, a professora destacou: “Acreditamos que esse é um tema que irá permear o ENADE, por todo o contexto em que estamos inseridos”.

• MG