· · ·

Geral

Conheça o projeto IPA Novos Ares

ipa novos ares integrantesFoto: Giulian Cavalli

A Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária  lançou o Projeto de Extensão IPA Novos Ares, com a temática ‘Se é difícil parar de fumar, troque’, conceito criado pela equipe do Multiverso. A campanha incentiva a mudança do hábito de fumar por uma atividade mais saudável. As responsáveis pela ação, Profa. Ms. Cibeli Prates e Profa. Ms. Soraia Ibrahim acompanhadas dos bolsistas do projeto, apresentaram a proposta e distribuíram maçãs para a comunidade acadêmica.

ipa novos ares publicoFoto: Giulian Cavalli

A iniciativa teve início no ano passado a partir de uma demanda institucional, através de pedidos feitos pelos alunos do IPA. A Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária foi a responsável por fazer a análise de campo e verificar as necessidades para sua execução. “Fizemos busca de campo em outras instituições como a Santa Casa e a Secretária Municipal de Saúde para ver como era possível abordar esse tema que está no nosso dia a dia”, diz Soraia. A fisioterapeuta salienta que por ser um assunto ainda velado, existem alguns tabus relacionados a isso.

ipa novos ares alunaFoto: Giulian Cavalli

Segundo as professoras, o projeto IPA Novos Ares não tem a intenção de ser punitiva com fumantes, nem de dizer se a pessoa está certa ou errada por fumar. O objetivo é mostrar os benefícios que alguém obtém ao parar de fumar. “Essa pessoa ganha saúde, capacidade na atividade física e uma convivência maior com seus amigos”, esclarece Soraia.

ipa novos ares projetoFoto: Giulian Cavalli

Cibeli ressalta que o intuito é sensibilizar a comunidade para que se tenha um ambiente sem tabaco. “A expectativa é que daqui um tempo tenhamos um ambiente livre do cigarro. Vamos organizar grupos de apoio para os fumantes, com uma equipe multiprofissional”, conta a enfermeira.

Soraia e Cibeli explicam que a cada mês o projeto IPA Novos Ares vai trazer uma temática diferente. “Iniciamos tratando do hábito de fumar. Até o final do ano, outros hábitos saudáveis serão explorados”, comentam.

Para informações, envie e-mail para cibeli.prates@ipa.metodista.br. Futuramente, o projeto vai disponibilizar uma página no Facebook e telefone para contato.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·