· · ·

Geral

Não deixe as horas complementares para o último momento

lucas carvalho gato sofrencioFoto: Lucas Carvalho

Para conquistar o tão sonhado diploma, os acadêmicos precisam reunir um conjunto de competências a partir da realização das Atividades Complementares (AC). Elas visam o enriquecimento do aluno, ampliando o currículo com experiências e vivências. Essa formação deve acontecer ao longo do curso e não apenas na reta final. Muitos deixam para a última hora, quando estão divididos entre o TCC, as provas de toga e os ensaios de formatura.

Conforme determinação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a instituição de ensino superior deve exigir um determinado grupo de matérias, incluindo as disciplinas obrigatórias, disciplinas livres, laboratórios, matérias práticas, atividades complementares e outras modalidades. Cada curso possui uma legislação diferente e cada faculdade define a sua disponibilidade de ofertas para suprir essas exigências. Nos cursos de Comunicação do IPA, é necessário o cumprimento de 120 horas para AC para que o aluno possa se graduar.

Carlos Alonço é formando do curso de Jornalismo e revela que deixou o cumprimento das Atividades complementares para o final do curso. “Na verdade, não organizei minhas atividades ao longo da graduação. Cursei três anos de inglês, que também me deram uma boa carga de horas complementares para a graduação. Mas apesar disso, não consegui o total exigido”. Ele precisou reunir outras atividades, como a participação em aulas magnas e semanas acadêmicas. "Pelos meus cálculos, não vou precisar de novas atividades”, conta ele aliviado.

O coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Berti destaca que além das atividades complementares, o curso valoriza o incentivo científico que auxilie o aluno que pretenda lecionar e pesquisar no futuro, na área escolhida.  “Ao longo da graduação é impelida a criação de artigos e monografias. Desde o início, os alunos são orientados para entenderem que existe no curso uma carga horária especifica que é determinada pelas diretrizes educacionais, onde está colocado cada atividade complementar e a sua relação com as disciplinas, fazendo uma relação de pratica versus teoria com um viés no mercado de trabalho. Saliento ainda, que as atividades complementares não devem ser encaradas com um sentimento de obrigatoriedade, e sim como oportunidade de aprendizado e aprimoramento para o mercado de trabalho”, afirma Berti.

A coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, Profª. Me. Nancy Vianna avalia que é muito importante a realização das atividades complementares, considerando que estas propiciam proximidade com a área de estudo, de forma prática e capacitadora. Outro ponto importante destacado por Nancy é que o cumprimento das horas complementares pode ser realizado das mais variadas formas, envolvendo atividades de Ensino, de Pesquisa, de Extensão, ou ainda, de Representação Estudantil.  

Na área da Publicidade, Nancy destaca algumas atividades que podem ser revertidas em horas complementares. “Destaco os estágios na Agência Experimental AEIPA, no Multiverso, em agências de publicidade, departamentos de comunicação de organizações e veículos. Assim como, organização ou participação em eventos e representação em órgãos estudantis”. Ela salienta ainda a monitoria em disciplinas práticas ou nos laboratórios, bem como, a realização de cursos dentro da área de atuação, ou ainda, de língua estrangeira.

Outra possibilidade são as atividades de iniciação científica, publicações e veiculações de trabalhos acadêmicos, premiações e participação em atividades comunitárias. ”Tais atividades visam oportunizar novas experiências e enriquecimento profissional. Entre os benefícios é possível destacar o desenvolvimento do processo de aprendizado, de competências, o fortalecimento das relações com a sociedade e o mercado de trabalho e o estímulo à prática interdisciplinar proposta pelo currículo dos cursos de comunicação”, diz Nancy.

 

Sugestões de atividades complementares

Para quem quer optar pelo ensino à distância e acessar atividades online, o Multiverso reuniu algumas opções de cursos na área de Comunicação Social para ajudar a atingir as 120 horas de atividades curriculares. São cursos gratuitos online com certificado em PDF. Confira.

Cursos Livres oferecidos pelo IPA.

http://ipametodista.edu.br/aluno/cursos-livres/oficinas-pedagogicas

Unieducar – Universidade Corporativa

https://unieducar.org.br/

Estratégia de marketing

https://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/estrategia-de-marketing-gratuito

Planejamento e marketing estratégico aplicado ao direito

https://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/atualizacao-juridica-planejamento-marketing-estrategico-aplicado-ao-direito

LearnCafe

https://www.learncafe.com/cursos

Como produzir conteúdo de alto impacto

http://www.learncafe.com/cursos/como-produzir-conteudo-de-alto-impacto-dentro-do-prazo-dentro-do-orcamento-e-de-acordo-com-a-essencia-da-marca

SEO para quem tem blog

http://www.learncafe.com/cursos/seo-pra-quem-tem-blog

Análise dos processos de produção e recepção de reportagens politicas

http://www.learncafe.com/cursos/analise-dos-processos-de-producao-e-recepcao-de-reportagens-politicas

O processo argumentativo em editoriais

http://www.learncafe.com/cursos/o-processo-argumentativo-em-editoriais

http://fazercursosonline.com/

Curso de oratória

http://fazercursosonline.com/curso-de-oratoria-gratis-como-falar-em-publico/

Curso completo de Photoshop CS5

http://fazercursosonline.com/curso-completo-de-photoshop-cs5/

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·