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Saúde

Exercícios: você está fazendo isso direito?

cuidados durante exerciciosFoto: Freepik

Fazer exercícios traz uma série de benefícios: aprimora o condicionamento físico, auxilia na saúde mental e possibilita maior disposição para o trabalho, os estudos e o lazer. Entretanto, parte das pessoas não consultam profissionais da área antes de iniciar algum tipo de treinamento. Sem orientação, o que seria um hábito saudável acaba por trazer prejuízos para o indivíduo.

É compreensível que, com a falta de tempo e dinheiro, e a correria do cotidiano, algumas pessoas não consigam frequentar uma academia ou consultar um especialista. Ainda assim, há aqueles que desejam fazer atividade física por conta própria. Pensando nisso, o Multiverso consultou os professores Dr. Rafael Longhi, do curso de Nutrição do IPA e Ms. Deninson Ferenci, do curso de Educação Física, para elaborar orientações básicas que fazem a diferença na hora de cuidar do corpo. Acompanhe as dicas:

cuidados exercicios hidratacao
Foto: Freepik

Água

“A água é o suplemento mais importante de todos”, destaca o Prof. Dr. Rafael Longhi. O nutricionista esclarece que a ingestão de água deve ser feita antes, durante e após a atividade física. “É necessário ingerir meio litro de água até duas horas antes do treino. Ao longo do exercício, consumir de 150 a 200ml a cada dez ou quinze minutos”, orienta.

Rafael compreende que, para os que se exercitam no turno da manhã, às vezes, é complicado acordar duas horas mais cedo para beber água. Mesmo assim, é fundamental ingerir uma quantidade equivalente antes do treino. Ele lembra que após a prática é importante repor o peso perdido em água. “O peso que se perde nessa ocasião é de água e não de gordura. A gordura não some de uma hora para outra”, explica. Para cada 1Kg perdido, se deve ingerir aproximadamente um litro de água. Caso a atividade seja uma corrida ou outro exercício contínuo, se deve levar uma garrafa de água e beber goles durante a prática.

cuidados exercicios alimentacaoFoto: Divulgação

Alimentação

Treinar em jejum não é uma boa ideia, o alimento ingerido antes do exercício fornece energia para se ter um bom desempenho na atividade. Todavia, evite alimentos que proporcionem uma digestão mais lenta como o leite, pois podem prejudicar a liberação de energia e o rendimento, bem como causar desconforto gástrico.

 “Quando se fala em nutrição, o carboidrato não é um veneno”, clarifica Rafael. Segundo o nutricionista, o problema é que as pessoas comem em grande quantidade e de forma errada, e é preciso comer menos e melhor, mas não parar de comer. “É preciso mostrar para o atleta que o carboidrato é base da dieta”, complementa.

É indicado o consumo de carboidratos intra-treino para exercícios que durem mais de uma hora. O consumo deve ser em intervalos regulares e a quantidade varia de pessoa para pessoa.

cuidados corridaFoto: Freepik

Corrida

A corrida é o esporte mais democrático, basta colocar um tênis e iniciar a atividade. Entretanto, o Prof. Ms. Deninson Ferenci alerta sobre alguns cuidados antes começar a correr. “Diferente de uma caminhada ou um trote, a corrida gera um impacto maior no corpo”. O tipo de piso para corrida também deve ser levado em consideração, um chão mais acidentado tem tendência a levar a uma lesão. “Nesse caso, a lesão mais comum é torcer o tornozelo por ser uma articulação mais móvel que o joelho”, completa.

Outra situação é a corrida na areia fofa. Esse terreno aumenta a intensidade do exercício, o que contribui para o desenvolvimento musculoesquelético. “O pé afunda na areia, então, se faz um mais esforço para tirá-lo do chão”. O educador físico explica que se o atleta tem como objetivo trabalhar a parte cardíaca e a respiração, não é necessário correr na areia.

cuidado exercicios corrida praia
Foto: Freepik

O treinamento e a alimentação variam de acordo com as características de cada pessoa. Sejam biológicas, o tipo de exercício que se deseja praticar e os objetivos a serem alcançados pelo praticante. Assim, é impossível criar um plano de treino padrão, já que cada pessoa é singular. O que foi proposto no texto foram certos cuidados que abrangem a todos, mas, que podem variar em alguns pontos de indivíduo para indivíduo. Por isso, é fundamental buscar ajuda profissional qualificada.

O IPA dispõe de serviços gratuitos das Clínicas Integradas tanto para os integrantes da instituição quanto para comunidade externa. Os atendimentos são na área da Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Serviço Social. As consultas são agendadas pessoalmente no 2º andar do prédio G, no Campus Central.

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