Parceria entre IPA e CIEE-RS inicia um novo ciclo

decima turma ciee predio a ipaFoto: Daiana Berto

Neste semestre, o Projeto de Extensão Jornalismo e Cidadania formaliza a presença do curso de Jornalismo junto ao Programa Cidadania e Talento.com. Há mais de dois anos, IPA e CIEE-RS se uniram em favor da proposta que qualifica estudantes do Ensino Médio para o mercado de trabalho. No período de 2015 a 2017, cerca de 400 jovens frequentaram as atividades promovidas pela equipe de professores, técnicos e estagiários do Multiverso.

val alunos sala cieeFoto: Daiana Berto

No novo formato, os alunos participam de oficinas de produção de conteúdo audiovisual e fotográfico, gravam debates no estúdio de rádio, aprendem a criar um blog e recebem ensinamentos de como usar de maneira consciente, a internet e as Redes Sociais. “Nossa participação na formação destes jovens está em promover a importância da comunicação na construção de uma sociedade mais participativa e solidária. Compartilhamos conhecimentos sobre os meios de comunicação e sobre a necessidade de usá-los em favor da cidadania”, explica a Profa. Dra. Valéria Deluca, uma das coordenadoras do projeto de extensão.

alunos ciee audiovisual ipaFoto: Daiana Berto

O Projeto de Extensão Jornalismo e Cidadania promove a igualdade na inserção dos estudantes em um mercado de trabalho altamente competitivo e exigente, lembra Valéria. A docente do curso de Jornalismo destaca também, a intenção e a necessidade de aproximação dos adolescentes com o ambiente acadêmico.

“O projeto é a oportunidade de aproximar os estudantes do CIEE-RS e a universidade. Ele é um caminho para os jovens conseguirem um emprego digno”, afirma o coordenador do Projeto de Extensão e Ação Comunitária, Prof. Dr. Ricardo Aveline. O professor explica que o projeto está alicerçado nos valores institucionais e constitucionais da igualdade, da liberdade e da dignidade da pessoa humana.

martha ciee radio alunosFoto: Daiana Berto

O estudante, Arthur Silveira, 16 anos, acredita que o projeto é uma ótima oportunidade para conhecer uma instituição de ensino superior e saber como funciona a dinâmica de aulas e projetos universitários. Sobre a disciplina de rádio, ele observa que foi uma atividade para perder a vergonha de falar em público. “Percebemos que tínhamos conhecimento para debater, então, o assunto acabou fluindo de uma forma interessante”, salientou.

Emile Soares, 15 anos, gostaria que a iniciativa do IPA em oferecer qualificação profissional fosse estendida às demais instituições de ensino superior. “Alguns de nós estão perto de concluir o Ensino Médio e não sabem qual profissão escolher. Agora, temos certeza ou, pelo menos, uma noção do que fazer”, complementa.

bruno alunos ciee blogFoto: Daiana Berto

“Estamos muito satisfeitos com o avanço das oficinas. Nem sempre temos parceiros importantes que valorizam o programa e incentivam os jovens, o que é fundamental para a sociedade”, ressalta a coordenadora pedagógica do Programa Cidadania e Talento.com, Renata de Ávila. Ela ressalta que depois das atividades, os alunos voltam para casa com outra visão de como se comportar em sociedade e como se apropriar dos meios de comunicação e da internet. “Eles podem ser multiplicadores do que aprenderam aqui, passando adiante o conhecimento para familiares, amigos, vizinhos”, conclui.

Confira os depoimentos de quem esteve envolvido no projeto: