Publicidade e Propaganda

IPA realiza oficina de desinibição e apresentação de trabalhos

oficina quebrando o gelo dezoitoFoto: Arquivo curso de Publicidade e Propaganda

Quem nunca passou por momentos de nervosismo durante uma apresentação ou entrevista de emprego? Nessa hora, a gagueira começa, as mãos suam e até o famigerado ‘branco’ pode acontecer. Pensando na dificuldade que algumas pessoas passam nesse momento, o Centro Universitário Metodista IPA ofereceu a oficina ‘Quebrando o Gelo: Como apresentar trabalhos’. A atividade foi ministrada pela coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Me. Nancy Vianna.

Para deixar os alunos mais relaxados e iniciar os trabalhos, Nancy utiliza técnicas oriundas do teatro e conhecimento relacionados à Fonoaudiologia e à Psicologia. “O objetivo é desconstruir certos pensamentos que os alunos têm sobre si próprios, que contribuem para o medo de falar em público”, explica ela.

Os participantes aprenderam exercícios para controlar a ansiedade e receberam dicas de como se comportar durante uma apresentação. “Após a oficina sinto que estou mais segura, preparada e tranquila para apresentar meus trabalhos de forma clara e objetiva”, afirma a estudante de Direito do IPA, Natália Ramos. A jovem de 22 anos, argumenta que é importante que todos os alunos façam a oficina. “Não é apenas uma questão de apresentar um trabalho e sim, como encarrar os osbstáculos da vida de uma outra perspectiva”, esclarece Natália.

O estudante de Direito do IPA, Guilherme Lima, 19 anos, comenta que após a oficina, consegue falar com mais calma durante uma apresentação e se policia para não virar as costas para o público. “Eu pretendo aproveitar o aprendizado oferecido na oficina, através do ensaio e de muita prática com os amigos, familiares e colegas de faculdade”, disse.

Nancy esclarece que apesar dos alunos possuírem dificuldades e temores semelhantes, cada um é acompanhado conforme suas características e interesses. “Eu ensino que os temores podem e devem ser superados. Não é algo imutável”, conclui a coordenadora.

A professora confirmou que no próximo semestre vai ocorrer outra edição da oficina Quebrando o Gelo. O IPA oferece uma série de oficinas gratuitas que contribuem com a formação de alunos e de pessoas da comunidade em geral. Fiquem atentos às novas oficinas no próximo semestre.