Culto no IPA celebra Páscoa

{youtube}

{/youtube}

A Igreja Metodista, cuja vertente é protestante, comemora a Páscoa com grande entusiasmo e lembra que Cristo ressurgiu para nos salvar. Neste ano, as comemorações da Pastoral do IPA reuniram no Auditório Oscar Machado, na tarde de terça-feira (31.03), o Bispo da Igreja Metodista no Rio Grande do Sul, Luiz Vergílio da Rosa, pastores do Centro Universitário e da Igreja, integrantes da Reitoria, professores e funcionários, para abençoar a comunidade acadêmica.

Durante o culto, diversos cânticos foram entoados. O clima de emoção e amizade envolveu todos os presentes. O ponto máximo foi a acolhida, onde o Reverendo da Pastoral Universitária, Roberval Lopes da Trindade, fez a distribuição do pão e do vinho. Após, em uma confraternização, os presentes se direcionaram à recepção do prédio A, para comemorar os 92 anos do IPA.

O Reitor Roberto Pontes da Fonseca ressalta que a celebração incluiu dois proeminentes fatos: um que extrapola territórios, a Ressurreição de Cristo, e outro, orgulho para os gaúchos, o aniversário do IPA. Coube ao bispo da Igreja Metodista, Luiz Vergílio, destacar a importância da religião, pautada no Evangelho de São Lucas, que detalha desde o nascimento de Jesus até sua ascensão. E, ao finalizar a celebração, deixou uma mensagem de esperança: "Que a Páscoa seja um novo começo e restaure os relacionamentos que quebramos".

Pastoral proclama sua mensagem na Semana Santa

ReverendoPara o Reverendo, Páscoa é momento de reflexão. Foto: Daiana Berto

Em conversa com a equipe do LABCOM, o Reverendo Roberval comentou os reflexos da Semana Santa e os desafios de orientar a comunidade acadêmica para reflexões sobre a fé.

LABCOM – Qual o significado da Páscoa para os metodistas?

Reverendo Roberval – Basicamente, a Páscoa é a data mais importante do Cristianismo. Mais importante que o Natal, inclusive. Para os hebreus, a Páscoa representa a saída dos judeus do Egito, liderados por Moisés. O cristão celebra a Ressurreição de Cristo, pois ela aconteceu durante as festas dos judeus.

LABCOM – Há diferença entre a Páscoa Católica e Metodista?

Reverendo – Nenhuma diferença. Tanto a Igreja Católica quanto a Metodista ligam a Páscoa à Ressurreição de Cristo.

LABCOM – Qual a importância de propagar esses valores em uma instituição de ensino?

Reverendo – É de extrema importância que uma instituição proclame seu credo. Deve proclamar sua mensagem, não pode ficar quieta. Ela deve mostrar seu olhar sobre o valor e importância da Páscoa. Outro ponto é que se tu estás em um ambiente acadêmico, é ainda mais importante, pois muitos alunos, e até muitos professores, não têm e não conhecem a religião.

LABCOM – Os jovens de hoje acolhem o lado religioso?

Reverendo – O que eu posso dizer é que há uma carência dessa mensagem. A Pastoral tem um longo trabalho pela frente para cativar seu espaço. Pela minha experiência, se tu começas a falar alguma coisa de proselitismo, eles não ouvem. A mensagem do Evangelho precisa ser firme, forte. A Igreja tem que saber como se posicionar.

LABCOM – Que mensagem tu deixas para a comunidade ipaense nesta semana?

Reverendo – Como pastor da Igreja Metodista, como alguém que crê fielmente na Ressurreição de Jesus, que seja um tempo em que possamos refletir sobre a fé. A fé em Cristo. Se compararmos as religiões, veremos que a cristã é a única que tem o seu sujeito. E Ele proclama: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Que a gente possa aproveitar, crescer na fé. Que Deus abençoe a todos.

Fotos de Daiana Berto

• MG