Jovens do Ensino Médio participam de oficinas de Comunicação

Mais uma turma do Programa Cidadania e Talento.com, desenvolvido pelo CIEE-RS, esteve no Centro Universitário Metodista IPA. Em parceria com o curso de Jornalismo, os jovens participaram de atividades envolvendo oficinas de áudio, vídeo e foto, aprenderam a criar um blog e participaram de um bate-papo sobre ética, cidadania e responsabilidade social.

CIEE 1472Foto:Daiana Berto

As atividades integram o Projeto de Extensão Jornalismo e Cidadania, que formalizou a presença do curso de Jornalismo junto ao Programa Cidadania e Talento.com. Há quase três anos, o IPA e o CIEE-RS se uniram em favor da proposta que qualifica estudantes do Ensino Médio para o mercado de trabalho. Cerca de 450 jovens frequentaram as atividades promovidas pela equipe de professores, técnicos e estagiários do Multiverso. Em 2018, mais duas turmas irão participar das atividades no IPA.

CIEE 1452Foto:Daiana Berto

Descontração e papo sério

Os alunos foram recepcionados no Campanário, no Campus Central e acolhidos calorosamente pela coordenadora do Multiverso, Profª Drª Valéria Deluca, que deu as boas-vindas aos jovens. No Laboratório de Áudio, em um bate-papo descontraído, foi abordada a importância da comunicação no exercício da cidadania e na construção de uma sociedade mais justa, ética e igualitária. Ela comentou sobre as ferramentas disponíveis no mercado para a interação dos jovens, como as redes sociais digitais.

O Projeto de Extensão Jornalismo e Cidadania tem por objetivo promover a igualdade na inserção dos estudantes em um mercado de trabalho altamente competitivo e exigente, lembra Valéria. A docente do curso de Jornalismo destaca a intenção e a necessidade de aproximação dos adolescentes com o ambiente acadêmico.

A professora também lembrou que este é um ano de eleições e questionou os jovens sobre como pretendiam escolher os candidatos. Ressaltou que a população costuma não lembrar em quem votou e ressaltou que isso muito é grave. “Temos que acompanhar de perto os nossos candidatos, principalmente se forem eleitos e cobrar que as promessas feitas em campanhas sejam cumpridas. Isso é exercer a cidadania”, comenta.

Os alunos participaram de atividades nas áreas de produção de fotos, áudio e de audiovisual e na construção de blogs. Os jovens conheceram o Estúdio de TV, onde receberam filmadoras e máquinas fotográficas para fazer registros pelo Campus. No Laboratório de Áudio, gravaram programas de debate, com temas polêmicos e da atualidade. A escolha das pautas ficou por conta dos jovens que discutiram assuntos como violência, esportes, música, preconceito e homofobia. No Estúdio de TV, os alunos gravaram mensagens para os governantes e candidatos às eleições deste ano destacando o que esperam para a sociedade e a cidade onde vivem.

CIEE 1380Foto:Daiana Berto

Uma das atividades que mais empolgou os alunos do Programa Cidadania e Talento.com foi a criação de blogs. Com o suporte dos estagiários do Multiverso, eles receberam um tutorial, escolheram temas de seu interesse e criaram e abasteceram os ambientes. Eles também buscaram assuntos para publicar no blog Jornalismo e Cidadania http://multiversoipa.metodistadosul.edu.br/multiverso/ajor/ciee-ipa que reúne registros das visitas feitas pelos alunos do programa e traz conteúdos sobre a atualidade, com ênfase em cidadania, ética, responsabilidade social e comunicação.

CIEE 1346Foto:Daiana Berto

CIEE 1322Foto:Daiana Berto