Curso de Turismo celebra o lançamento de mais um livro

turismo 1Foto:Bruno Dornelles/Multiverso IPA

O final do semestre do curso de Turismo foi especial. Alunos, docentes, colaboradores e convidados participaram do lançamento de mais um livro com textos científicos. É o nono em quatro anos. Participaram da organização da obra a Profa. Dra. Claudia Tacques, o Prof. Dr. Guilherme Bridi, Anderson Jackle Ferreira e a Profa. Ms. Aline Moraes.

O curso de Turismo tem a tradição de valorizar a produção científica dos alunos, docentes e profissionais da área. O desafio iniciou em 2015, quando foi lançado o primeiro livro com artigos, com diferentes linhas relacionadas ao turismo. Os seguintes foram publicações com temas específicos: Turismo LGBT, Turismos criativo e Turismo e Terceira Idade. No ano passado, em uma parceria com os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, foram lançadas três obras. Desta vez, o livro aborda o Turismo e o Compromisso Social. E não para por aí. No segundo semestre, durante o Seminário Internacional de Turismo está previsto o lançamento do décimo livro, que ainda está sendo produzido.

Proposta de inclusão

Turismo e Compromisso Social possui artigos que foram escritos por alunos, egressos e convidados. A obra enfatiza o turismo inclusivo, em oito artigos e cinco relatos de experiência. A Profa. Dra. Claudia Tacques idealizadora do projeto que deu origem às publicações, explica que os alunos são convidados a participar, independentemente de estarem cursando as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso. “Alguns vêm por vontade própria. Outros publicam os TCCs, pois percebem a importância de ter um artigo científico publicado em um livro. E temos também, egressos e profissionais do turismo que acreditam que tal prática é um diferencial e uma importante maneira de valorizar a área em que atuam”.

Claudia diz ter como ideal a promoção da produção intelectual, principalmente em nível de graduação. “Com este trabalho posso relacionar o amor que tenho pela Língua Portuguesa e a paixão pela área do Turismo”. Ela faz questão de ressaltar a autonomia que recebeu do coordenador do curso, Prof. Dr. Guilherme Bridi, para desenvolver e levar à frente a iniciativa. “Tenho consciência da responsabilidade que tenho. A cada publicação lido com a expectativa de todos os envolvidos. Além disso, sei que apresentar de forma organizada a produção científica do nosso curso é contribuir com o reconhecimento do nosso trabalho”, diz emocionada. Atualmente, o curso de Turismo tem nota 4 junto ao Ministério da Educação e mantem quatro estrelas no Guia do Estudante.

Durante a cerimônia de lançamento, uma homenagem. Claudia Tacques ressalta que destacar o carinho e empenho da bibliotecária Marisa Miguellies, responsável pelas bibliotecas do IPA, é quase uma obrigação. “Ela acredita no nosso trabalho e no potencial das nossas publicações. Sempre que precisamos da sua contribuição, ela estava disponível, colaborando, principalmente com a confecção das fichas catalográficas”, lembra ela.

turismo 2Foto:Bruno Dornelles/Multiverso IPA

O olhar dos alunos

O aluno Thomaz Santos Lopes participou da publicação, com o artigo intitulado ‘Tour Social, Cultural e Pedagógico em Porto Alegre: aproximando a cidade’. Ele explicou que a pesquisa surgiu na disciplina de Turismo e Compromisso Social. “Escolhemos o Centro Social Padre Pedro Leonardi para ser beneficiado com o tour. Durante as aulas teóricas, planejamos um dia de visitação, onde as crianças entendessem que têm direito ao acesso desses locais e que são parte de um todo. Embora na maioria das vezes, as pessoas acreditem que turismo envolve alto poder aquisitivo, na verdade basta ter disposição e acesso à informação. Tentamos levar isso para àquelas crianças”.

Thomas contou que o roteiro contemplou locais como a Escadaria 24 de Maio, o Viaduto Otavio Rocha, a Catedral Metropolitana, a Cúria Metropolitana (dos visitados, o único ponto não aberto à visitação pública), o Museu Júlio de Castilhos, o Santander Cultural e a Casa de Cultura Mário Quintana.  Segundo o acadêmico, o ponto mais alto dessa experiência foi o momento em que as crianças compreenderam que são moradores de Porto Alegre e que a Restinga também faz parte da cidade”. Claudia complementa que depoimentos como este são o combustível para que novas publicações sejam organizadas.

turismo 3Foto:Bruno Dornelles/Multiverso IPA