Experiência de mercado é a marca dos novos professores do IPA

profsFoto: Gabriel Guidotti

A cada semestre, é comum o IPA receber os calouros que buscam seu espaço no mercado. Em 2015, entretanto, as caras novas não ficam apenas no grupo de alunos, mas também na equipe de professores. No curso de Jornalismo, o elenco docente foi reforçado com dois profissionais de larga experiência. Trata-se de Renato Sagrera, coordenador de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS) e Sandra Bitencourt, assessora de imprensa da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Eles lecionam as cadeiras de ‘Assessoria de Imprensa I’ e ‘Gestão da Comunicação’; e ‘Jornalismo Especializado III e ‘Laboratório de Comunicação Integrada’, respectivamente.

O Professor Ms. Renato Sagrera lembra que guarda certa intimidade com o IPA. Em 2014, ele e alguns colegas do TRE/RS vieram à instituição para falar sobre as eleições e como Tribunal coordena o processo de comunicação nas zonas eleitorais do Estado. Convidado a integrar o corpo docente, ele não esconde sua alegria. “Fiquei impressionado com a ótima estrutura. Sinto-me honrado pela oportunidade de fazer parte do curso de Jornalismo”, enaltece. Ele dá uma mostra de como são suas aulas. “Acredito que o estudante deve sempre buscar uma sintonia com o empreendedorismo. É preciso ousar, buscando novos horizontes. E, o curso de Jornalismo do IPA proporciona esta oportunidade para todos os seus alunos”, ressalta.

Por sua vez, a Professora Dra. Sandra Bitencourt elogia a recepção que teve. “Vejo no IPA uma instituição de ensino ciente de sua missão pública, de construção de conhecimento em todas as suas dimensões. Mas, além desse importante posicionamento institucional, encontrei aqui um ambiente muito positivo, criativo, acolhedor”, frisa. Para ela, o curso de Jornalismo, voltado para a gestão da comunicação, garante um diferencial aos seus egressos. "É imprescindível buscar uma formação com consistência teórica sim, mas também com compreensão e inovação nas formas de empreender, gerir, compreender e ressignificar as atividades jornalísticas”, conclui.

Quer saber mais sobre a trajetória dos dois novos professores? Acesse o currículo Lattes.

Renato

Sandra