Projeto de Webjornalismo

Alunos de primeiro semestre de Jornalismo publicam 32 matérias

Aprendizagem, experimentação e simulação da realidade marcaram a disciplina de Projeto Interdisciplinar: Webjornalismo. Durante o semestre passado, oito ingressantes no curso de Jornalismo, matriculados na disciplina, tiveram como desafio abastecer o Blog Mosaico. Cada um tinha como tarefa, redigir quatro matérias. Os textos produzidos foram publicados nas editorias: Comunicação e Entretenimento; Eu no mundo; Na profissão e Tendências e Inovação.

mosaico2Foto:Divulgação Multiverso

Com a orientação da Profa. Dra. Valéria Deluca, foram realizadas reuniões de pauta para a definição das matérias. As aulas consistiam em pesquisa, produção, realização de entrevistas e redação dos textos. Após revisadas e liberadas pela professora, os estudantes publicavam o conteúdo no blog. Todas as pautas precisavam respeitar a linha editorial e critérios de noticiabilidade e de redação.

Martha Dias, aluna da disciplina, relata que a experiência foi “realista e fundamental, para que eu vivenciasse o ambiente de redação jornalística. Nós tínhamos prazos para respeitar, participávamos da revisão dos textos redigidos pelos colegas, fontes para entrevistar e muita preocupação com a qualidade do texto. Não foi fácil, mas foi uma ótima experiência, tanto para mim, quanto para meus colegas de primeiro semestre”.

A afinidade entre alunos e professora foi fator fundamental para as produções das matérias. A professora Valéria Deluca destaca ainda, que “a disciplina funciona como uma linha que conecta todas as outras ministradas no primeiro semestre. Esta é uma característica do nosso currículo”. Ela explica que a cada semestre, há um projeto a ser desenvolvido pelos alunos com a intenção de promover a interação dos conteúdos que estão sendo trabalhos no período e com os já adquiridos pelos estudantes no decorrer do curso.

Valéria salienta a importância desta dinâmica, principalmente nos semestres iniciais. “Imagine você ingressando na universidade e sendo desafiado a participar de uma atividade prática, que o obriga a fazer a conexão com outros conhecimentos que estão sendo adquiridos. Imagine, participar de um ambiente que simula a realidade. Para o aluno de primeiro semestre participar de um exercício que o coloca como agente de uma redação jornalística, é algo que marca muito”, finaliza ela.

Confira as matérias produzidas por essa galera que chegou no curso de Jornalismo com muita vontade de aprender e fazer a diferença.

Acesse o Blog Mosaico.